Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/12023
Title: Narrativa versus escritura na Restinga de Maricá: segundos pensamentos sobre o fenômeno jurídico e o conflito das formas de vindicação dos direitos.
Authors: Mello, Marco Antonio da Silva
Vogel, Arno
Issue Date: 2002
Citation: MELLO, Marco Antonio da Silva; VOGEL, Arno . Narrativa versus escritura na Restinga de Maricá: segundos pensamentos sobre o fenômeno jurídico e o conflito das formas de vindicação dos direitos. Comum (Rio de Janeiro), Rio de Janeiro, v. 7, n.19, p. 112-147, 2002.
metadata.dc.relation.ispartof: Comum, Rio de Janeiro, v. 7, n.19, p. 112-147, 2002.
Abstract: Tomando como ponto de partida a história de Juca Tomás, espécie de herói epônimo da praia de Zacarias, e a memória oral dos habitantes desse assentamento de pescadores da Lagoa Grande de Maricá, pretende-se refletir sobre as implicações da convivência problemática de formas de fundamentação e transmissão de direitos, explicitadas no antagonismo entre as narrativas vindicatórias e a tradição cartorial, advinda das formas escriturárias.
metadata.dc.description.abstractother: The history of Juca Tomás eponymous heroe of Zacarias beach as well as the oral memories of the fishing settlement in the Lagoa Grande de Maricá provide a reflection on the implications of the complex intimacy between fundamentation and transmission of rights, which arise from the vindictive narrative and the notary public tradition.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/12023
Appears in Collections:NEPEAC - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
narrativa.pdf460.26 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons