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Title: A formação moral na graduação em enfermagem
Authors: Marques, Lumaira Maria Nascimento Silva da Rocha
metadata.dc.contributor.advisor: Ribeiro, Carlos Dimas Martins
Issue Date: 2019
Citation: MARQUES, Lumaira Maria Nascimento Silva da Rocha. A formação moral na graduação em enfermagem. 2019. 157 f. Tese (Doutorado em Bioética, Ética aplica e Saúde coletiva) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
Abstract: O foco deste estudo é a formação moral na graduação em enfermagem. Espera-se que durante a graduação o estudante seja estimulado não somente em suas competências e habilidades técnicas, inerentes à profissão, mas também que ele vivencie situações capazes de ampliar sua percepção de mundo, ajudando na construção dos seus valores morais enquanto cidadão. Assim, o objetivo do estudo é compreender quais os valores morais que são importantes para a graduação em enfermagem; quais os valores morais que são, de fato, promovidos; identificar de que maneira a educação em valores ocorre na instituição pesquisada e analisar os desafios presentes na universidade que dificultam a formação moral. Trata-se de um estudo etnográfico, com observação participante e entrevistas individuais com professores e estudantes do curso de graduação em enfermagem de uma instituição pública, no município do Rio de Janeiro. Como resultado, encontrou-se que professores e estudantes valoram a prudência, o respeito, a responsabilidade, a empatia. Ambos acreditam que a educação em valores acontece, principalmente, por meio do diálogo e do exemplo. Constatou-se que as relações interpessoais se encontram desgastadas, ainda que consideradas como um importante espaço para a formação moral. E se apresentam como desafios da graduação: a mudança de perfil dos estudantes, a precariedade das condições de trabalho dos professores, a dificuldade de construção da identidade profissional e dificuldade socioeconômica dos estudantes. Concluiu-se que a enfermagem é uma profissão que convida a viver experiências morais que favorecem o processo consciente, voluntário e autônomo da construção da personalidade moral, que se potencializa quando a instituição de ensino se responsabiliza pelo planejamento das práticas morais e se engaja em instituir uma cultura moral em prol de uma formação para a cidadania
metadata.dc.description.abstractother: The focus of this study is the moral formation in nursing graduation. It is hoped that during graduation, students will be stimulated not only in their technical skills and abilities inherent in the profession, but also that they will experience situations capable of broadening their perception of the world, helping to build their moral values as citizens. Thus, the aim of the study is to understand which moral values are important for undergraduate nursing; what moral values are, in fact, promoted; to identify in what way the education in values occurs in the institution researched and to analyze the present challenges in the university that hinder the moral formation. This is an ethnographic study, with participant observation and individual interviews with professors and students of the undergraduate nursing course of a public institution, in the city of Rio de Janeiro. As a result, it has been found that teachers and students value prudence, respect, responsibility, empathy. Both believe that education in values happens, principally, through dialogue and example. It was found that interpersonal relationships are worn out, although considered as an important space for moral formation. And as undergraduate challenges presented: the change of profile of the students, the precariousness of the working conditions of the teachers, the difficulty of building the professional identity and the socioeconomic difficulties of the students. It is concluded that nursing is a profession full of moral values and that this does not exempt the institutional responsibility in planning moral practices and instituting a moral culture in favor of a formation for citizenship
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/12122
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