A FORMAÇÃO MORAL NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
Educação em valores
Educação moral
Currículo
Ética
Ética profissional
Educação moral
Educação em enfermagem
Formação profissional
Currículo
Enfermagem
Nursing education
Education in values
Moral education
Curriculum
Ethic
Marques, Lumaira Maria Nascimento Silva da Rocha | Posted on:
2019
Abstract
O foco deste estudo é a formação moral na graduação em enfermagem. Espera-se que durante a graduação o estudante seja estimulado não somente em suas competências e habilidades técnicas, inerentes à profissão, mas também que ele vivencie situações capazes de ampliar sua percepção de mundo, ajudando na construção dos seus valores morais enquanto cidadão. Assim, o objetivo do estudo é compreender quais os valores morais que são importantes para a graduação em enfermagem; quais os valores morais que são, de fato, promovidos; identificar de que maneira a educação em valores ocorre na instituição pesquisada e analisar os desafios presentes na universidade que dificultam a formação moral. Trata-se de um estudo etnográfico, com observação participante e entrevistas individuais com professores e estudantes do curso de graduação em enfermagem de uma instituição pública, no município do Rio de Janeiro. Como resultado, encontrou-se que professores e estudantes valoram a prudência, o respeito, a responsabilidade, a empatia. Ambos acreditam que a educação em valores acontece, principalmente, por meio do diálogo e do exemplo. Constatou-se que as relações interpessoais se encontram desgastadas, ainda que consideradas como um importante espaço para a formação moral. E se apresentam como desafios da graduação: a mudança de perfil dos estudantes, a precariedade das condições de trabalho dos professores, a dificuldade de construção da identidade profissional e dificuldade socioeconômica dos estudantes. Concluiu-se que a enfermagem é uma profissão que convida a viver experiências morais que favorecem o processo consciente, voluntário e autônomo da construção da personalidade moral, que se potencializa quando a instituição de ensino se responsabiliza pelo planejamento das práticas morais e se engaja em instituir uma cultura moral em prol de uma formação para a cidadania
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
TeseSource
MARQUES, Lumaira Maria Nascimento Silva da Rocha. A formação moral na graduação em enfermagem. 2019. 157 f. Tese (Doutorado em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.Subject(s)
Educação em enfermagemEducação em valores
Educação moral
Currículo
Ética
Ética profissional
Educação moral
Educação em enfermagem
Formação profissional
Currículo
Enfermagem
Nursing education
Education in values
Moral education
Curriculum
Ethic
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: