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Title: Ensino de química e direitos humanos a termoquímica e as condições de trabalho
Authors: Barros, Vitthor Beauclair Martins de
metadata.dc.contributor.advisor: Sá, Sonia Regina Nogueira Alves de
metadata.dc.contributor.members: Alves, Odivaldo Cambraia
Yamasaki, Alice Akemi
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: BARROS, Vitthor Beauclair Martins de. Ensino de química e direitos humanos a termoquímica e as condições de trabalho. Niterói, 2018. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.
Abstract: Este trabalho monográfico apresenta e defende a educação em direitos humanos como um instrumento que permite a construção de uma cultura de direitos humanos e, um instrumento para o cultivo de valores ausentes na sociedade. Tendo em vista a pouca discussão da temática dos direitos humanos nos cursos das áreas de ciências naturais e exatas, visou proporcionar subsídios para difusão da Educação em Direitos Humanos no ensino superior. Nesse sentido, através de pesquisa bibliográfica, construiu-se um panorama que apresenta o desenvolvimento da cidadania e o reconhecimento dos direitos humanos ao longo da história do mundo e especificamente do Brasil. Discute também, como a formação histórica do nosso país - de séculos de colonização exploratória, governos populistas e ditaduras -resultou numa realidade crítica, marcada principalmente pela desigualdade social, mantida por uma população não se reconhece a própria cidadania ou a importância dos direitos humanos. Desigualdade que culminana transformação de direitos,que deveriam garantir uma vida com qualidade e dignidade, em privilégios, na medida em que apenas parte da população tem acesso a eles.Visando contribuir para a educação em direitos humanose em valores no Ensino Médio, é desenvolvida uma proposta didático-pedagógica sobre os conteúdos de termoquímica, em que serão abordados valores humanos e direitos referentes ao mundo do trabalho a partir da realidade vivida por parte de canavieiros que trabalham em condições análogas à escravidão.
metadata.dc.description.abstractother: This monographic work presents and defends human rights education as an instrument that allows the construction of a culture of human rights and an instrument for the cultivation of values that are absent in society. In view of the lack of discussion of human rights issues in the courses of natural and exact sciences, it aimed to provide subsidies for the dissemination of Human Rights Education in higher education.In this sense, through a bibliographical research, a panorama was constructed that presents the development of citizenship and the recognition of human rights throughout the history of the world and specifically of Brazil. It also discusses how the historical formation of our country - centuries of exploratory colonization, populist governments and dictatorships - has resulted in a critical reality, marked mainly by social inequality, maintained by a population does not recognize citizenship itself or the importance of human rights. Inequality that culminates in the transformation of rights, which should guarantee a life with quality and dignity, in privileges, to the extent that only part of the population has access to them. Aiming to contribute to human rights education and values in High School, a didactic-pedagogical proposal is developed on the contents of thermochemistry, in which human values and rights related to the world of work will be approached from the reality lived by sugarcane workers who work in conditions analogous to slavery.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/12189
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