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ENSINO DE QUÍMICA E DIREITOS HUMANOS: A TERMOQUÍMICA E AS CONDIÇÕES DE TRABALHO
Educação
Educação em valores
Educação em direitos humanos
Ensino de química
Termodinâmica
Direitos humanos
Ensino médio
Processo de ensino-aprendizagem
Human rights
Education
Values education
Human rights education
Barros, Vitthor Beauclair Martins de | Publicado en:
2018
Resumen
Este trabalho monográfico apresenta e defende a educação em direitos humanos como um instrumento que permite a construção de uma cultura de direitos humanos e, um instrumento para o cultivo de valores ausentes na sociedade. Tendo em vista a pouca discussão da temática dos direitos humanos nos cursos das áreas de ciências naturais e exatas, visou proporcionar subsídios para difusão da educação em direitos humanos no ensino superior. Nesse sentido, através de pesquisa bibliográfica, construiu-se um panorama que apresenta o desenvolvimento da cidadania e o reconhecimento dos direitos humanos ao longo da história do mundo e especificamente do Brasil. Discute também, como a formação histórica do nosso país - de séculos de colonização exploratória, governos populistas e ditaduras - resultou numa realidade crítica, marcada principalmente pela desigualdade social, mantida por uma população não se reconhece a própria cidadania ou a importância dos direitos humanos. Desigualdade que culmina na transformação de direitos, que deveriam garantir uma vida com qualidade e dignidade em privilégios, na medida em que apenas parte da população tem acesso a eles. Visando contribuir para a educação em direitos humanos e em valores no ensino médio, é desenvolvida uma proposta didático-pedagógica sobre os conteúdos de termoquímica, em que serão abordados valores humanos e direitos referentes ao mundo do trabalho a partir da realidade vivida por parte de canavieiros que trabalham em condições análogas à escravidão
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Tipo de documento
Trabalho de conclusão de cursoFuente
BARROS, Vitthor Beauclair Martins de. Ensino de química e direitos humanos: a termoquímica e as condições de trabalho. Niterói, 2018. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.Sujeta/Sujeto(s)
Direitos humanosEducação
Educação em valores
Educação em direitos humanos
Ensino de química
Termodinâmica
Direitos humanos
Ensino médio
Processo de ensino-aprendizagem
Human rights
Education
Values education
Human rights education
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