Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/12209
Title: Cultivando leitores: atividades de incentivo à leitura na biblioteca escolar
Other Titles: Cultivating readers: activities to encourage reading in the school library
Authors: Bezerra, Ágila Garcia
Vieira, Alice dos Santos
Pacheco, Élyda Bárbara de Abreu
Santos, Fernanda Layse Araújo Dos
Issue Date: 2018
Citation: BEZERRA, Ágila Garcia; VIEIRA, Alice dos Santos; PACHECO, Élyda Bárbara de Abreu; SANTOS, Fernanda Layse Araújo dos. Cultivando leitores: atividades de incentivo à leitura na biblioteca escolar. In: ENCONTRO NACIONAL DOS ESTUDANTES DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO, CIÊNCIA E GESTÃO DA INFORMAÇÃO, 41., Rio de Janeiro, 2018. Anais... Rio de Janeiro: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2018. p. 1-16.
Abstract: Apresenta como pano de fundo a biblioteca escolar. Conceitua brevemente biblioteca escolar, leitura e formação de leitores. Tem como objetivo oferecer subsídios que possibilitem transformar o ato de ler como algo prazeroso. Procura descrever uma série de atividades de fomento à leitura, além de orientar passo-a-passo a execução de cada uma delas. As atividades têm como público alvo estudantes de 6 a 10 anos do Ensino Fundamental I. Adota como metodologia a pesquisa bibliográfica e descritiva. Possui natureza e abordagem qualitativas. Como resultados expõe atividades que despertem o gosto pela leitura, tais como: contação de história, dramatização, musicalização, dinâmicas em grupo e trabalhos manuais. Finaliza reiterando o papel social do bibliotecário e a importância de práticas lúdicas no contexto da biblioteca escolar.
metadata.dc.description.abstractother: It presents with background the school library. Conceptualize briefly school library, reading and training of readers. It emphasizes as objective to offer subsidies that make possible to transform the act of reading like something pleasurable. It seeks to describes a series of activities to promote reading, as well as guiding step-by-step the execution of each one of them. The activities are aimed at students aged 6 to 10 years of Elementary School. It adopts as a methodology the bibliographic and descriptive research. It has a qualitative nature and approach. As results, its proposes the accomplishment of activities that arouse the taste for reading, such as: storytelling, dramatization, musicalization, group dynamics and manual works. It ends by reiterating the social participation of librarian and the importance of playful practices in the context of the school library.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/12209
Appears in Collections:ENEBD - Anais do XLI Encontro Nacional de Estudantes de Biblioteconomia e Documentação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
107.pdf423.32 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.