Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/12209
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBezerra, Ágila Garcia-
dc.contributor.authorVieira, Alice dos Santos-
dc.contributor.authorPacheco, Élyda Bárbara de Abreu-
dc.contributor.authorSantos, Fernanda Layse Araújo Dos-
dc.date.accessioned2019-11-14T18:04:00Z-
dc.date.available2019-11-14T18:04:00Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationBEZERRA, Ágila Garcia; VIEIRA, Alice dos Santos; PACHECO, Élyda Bárbara de Abreu; SANTOS, Fernanda Layse Araújo dos. Cultivando leitores: atividades de incentivo à leitura na biblioteca escolar. In: ENCONTRO NACIONAL DOS ESTUDANTES DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO, CIÊNCIA E GESTÃO DA INFORMAÇÃO, 41., Rio de Janeiro, 2018. Anais... Rio de Janeiro: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2018. p. 1-16.pt_BR
dc.identifier.urihttps://app.uff.br/riuff/handle/1/12209-
dc.descriptionGT1 - Educação, política e sociedadept_BR
dc.description.abstractApresenta como pano de fundo a biblioteca escolar. Conceitua brevemente biblioteca escolar, leitura e formação de leitores. Tem como objetivo oferecer subsídios que possibilitem transformar o ato de ler como algo prazeroso. Procura descrever uma série de atividades de fomento à leitura, além de orientar passo-a-passo a execução de cada uma delas. As atividades têm como público alvo estudantes de 6 a 10 anos do Ensino Fundamental I. Adota como metodologia a pesquisa bibliográfica e descritiva. Possui natureza e abordagem qualitativas. Como resultados expõe atividades que despertem o gosto pela leitura, tais como: contação de história, dramatização, musicalização, dinâmicas em grupo e trabalhos manuais. Finaliza reiterando o papel social do bibliotecário e a importância de práticas lúdicas no contexto da biblioteca escolar.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ricardo Calderón (ricardocalderon@id.uff.br) on 2019-09-19T19:51:43Z No. of bitstreams: 1 107.pdf: 433483 bytes, checksum: b0b15cda272d3e41cb4102af435948a1 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jane Alice de Souza Teixeira (janealice@id.uff.br) on 2019-11-14T18:04:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 107.pdf: 433483 bytes, checksum: b0b15cda272d3e41cb4102af435948a1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-14T18:04:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 107.pdf: 433483 bytes, checksum: b0b15cda272d3e41cb4102af435948a1 (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsOpen Accesspt_BR
dc.titleCultivando leitores: atividades de incentivo à leitura na biblioteca escolarpt_BR
dc.title.alternativeCultivating readers: activities to encourage reading in the school librarypt_BR
dc.typeAnais de Eventopt_BR
dc.description.versionSimpt_BR
dc.subject.keywordBiblioteca escolarpt_BR
dc.subject.keywordIncentivo à leiturapt_BR
dc.subject.keywordFormação de leitorespt_BR
dc.subject.keywordAtividades lúdicaspt_BR
dc.subject.keywordBiblioteconomia socialpt_BR
dc.creator.affilliationUniversidade Federal do Para. Escola de Biblioteconomia. Belém, PApt_BR
dc.subject.descriptorBiblioteca escolarpt_BR
dc.subject.descriptorHábito de leiturapt_BR
dc.subject.descriptorLeitorpt_BR
dc.subject.descriptorLúdicopt_BR
dc.subject.descriptorBiblioteca - aspecto socialpt_BR
dc.subject.keywordotherSchool librarypt_BR
dc.subject.keywordotherEncouraging readingpt_BR
dc.subject.keywordotherTraining of readerspt_BR
dc.subject.keywordotherPlay activitiespt_BR
dc.subject.keywordotherSocial librarianshippt_BR
dc.description.abstractotherIt presents with background the school library. Conceptualize briefly school library, reading and training of readers. It emphasizes as objective to offer subsidies that make possible to transform the act of reading like something pleasurable. It seeks to describes a series of activities to promote reading, as well as guiding step-by-step the execution of each one of them. The activities are aimed at students aged 6 to 10 years of Elementary School. It adopts as a methodology the bibliographic and descriptive research. It has a qualitative nature and approach. As results, its proposes the accomplishment of activities that arouse the taste for reading, such as: storytelling, dramatization, musicalization, group dynamics and manual works. It ends by reiterating the social participation of librarian and the importance of playful practices in the context of the school library.pt_BR
dc.identifier.vinculationAluno de Graduaçãopt_BR
dc.publisher.departmentN/Apt_BR
Appears in Collections:ENEBD - Anais do XLI Encontro Nacional de Estudantes de Biblioteconomia e Documentação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
107.pdf423.32 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.