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Title: A Importância da Leitura e a Formação do Leitor Literário na Prática de Professoras Atuantes na Educação Infantil
Authors: Muniz, Bruna de Abreu Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Reis, Andréa Cardoso
Issue Date: 2019
Abstract: O presente trabalho consiste numa reflexão sobre a importância da leitura e as práticas de alguns professores atuantes na Educação Infantil que são capazes de favorecer o desenvolvimento da criança como leitor literário, atuando, dessa forma, como mediadores para auxiliar os pequenos nesse processo. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com revisão bibliográfica sobre o tema, a fim de conhecer a prática de alguns professores da Educação Infantil sobre o trabalho com a leitura e com a literatura, considerando que essa mediação literária pode auxiliar ou pode influenciar negativamente a relação com a leitura nos anos posteriores de escolarização dessas crianças. Percebeu-se que o processo de formação histórico e sociocultural do livro no Brasil bem como a literatura infantil apresentava-se, quase em sua totalidade, com um caráter moralizador até início dos anos 90. Contudo, nos dias atuais ainda permanece alguns traços desta visão, pois se constatou que alguns professores ainda utilizam a literatura para as crianças como formas de transmissão de valores. Em contrapartida, tornou-se evidente que muitos projetos de leitura estão percebendo a criança como leitora, desde bem pequeninas, e dessa forma focalizam a literatura infantil em sua totalidade, desenvolvendo paralelamente a imaginação, a fantasia, a linguagem, a relação com o outro, o senso crítico, e sobretudo, com uma diversidade de gêneros textuais, contribuindo assim para o letramento infantil, sempre aliados à ludicidade.
metadata.dc.description.abstractother: The present work consists of a reflection on the importance of reading and the practices of some teachers who are active in Early Childhood Education who are able to help the development of the child as literary reader, thus acting as mediators to help the children in this process. For this, a qualitative research was carried out, with bibliographical revision on the subject, in order to know the practice of some teachers of the Child Education on the work with the reading and with the literature, considering that this literary mediation can help or can influence negatively the relationship with reading in the later years of schooling of these children. It was noticed that the process of historical and socio-cultural formation of the book in Brazil as well as the children's literature presented, almost in its entirety, a moralizing character until the beginning of the 90s. However, there are still some traces of this perspective, as it was found that some teachers still use literature for children as forms of value transmission. On the other hand, it has become clear that many reading projects are perceiving the child as a reader, ever since they were very young, and thus focus children's literature in its entirety, developing in parallel imagination, fantasy, language, relationship with one another, the critical sense, and above all, with a diversity of textual genres, thus contributing to children's literacy, always allied to playfulness.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/12271
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