Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/12273
Title: Licenciamento e reuso de água em garagem de ônibus
Authors: Guimarães, Hugo
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Lívia Maria da Costa
metadata.dc.contributor.members: Pereira, Talita Reis Antunes
Hamacher, Leonardo da Silva
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: GUIMARÃES, Hugo. Licenciamento e reuso de água em garagem de ônibus. 2019. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente) - Escola de Engenharia, Universidade Federal Fluminense, 2019.
Abstract: O reuso de efluentes é de suma importância para garantir um uso racional e sustentável de água, visando garantir um recurso de qualidade para as futuras gerações. Para desenvolver o presente trabalho, foram feitas visitas em diversos estabelecimentos que fazem lavagem de veículos, a fim de conhecer o sistema de reuso, buscar informações das leis vigentes e obter informações do processo de licenciamento. Nos locais visitados no bairro do Méier (Rio de Janeiro-RJ), os funcionários não tinham conhecimento da Lei Estadual nº 6034/11 que os obriga a fazer o reuso de agua; logo não faziam a metodologia. Em Niterói, em visita ao órgão ambiental, percebeu-se que o mesmo flexibiliza a aplicação da aludida lei, permitindo que as empresas que captam e reutilizam água da chuva isentas de instalarem um sistema de reuso. Com as observações, concluiu-se que há necessidade de um maior corpo técnico dos órgãos responsáveis pela fiscalização desses empreendimentos para obrigá-los a cumprir a lei, implantando o reuso de água na lavagem de veículos e cobrar o funcionamento deste sistema garantindo uma água de qualidade e preservando a saúde dos usuários desta água.
metadata.dc.description.abstractother: The importance of this study is to ensure a rational and sustainable use of water in order to guarantee the quality of the future generations. Several establishments have been visited that make car washes. The places in the neighborhood of Meier who were visited were unaware of the law that obliges them to do the reuse of water soon they did not reuse. In Niterói, it is necessary to have environmental licensing with the municipality, which makes the law 6034 of 2011, allowing companies to capture rainwater instead of installing a reuse system. It is concluded that there is a need for a larger technical body of the organ responsible for supervising these undertakings
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/12273
Appears in Collections:TGH - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
_TCC2_FINAL_HUGO_.pdf1.29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.