AVALIAÇÃO DOS PARÂMETROS DO MODELO CONCEITUAL SMAP CALIBRADO PARA A SUB-BACIA DO RIO GRANDE ANTES E APÓS O DESASTRE EM FRIBURGO - 2011
Modelos hidrológicos
Monitoramento
SMAP
Desastre natural
Bacia de Guapi-Macacu
Monitoramento ambiental
Natural disasters
Hydrological models
Monitoring
Rocha, Allan de Souza | Posted on:
2019
Abstract
Desastres naturais são responsáveis por perdas de milhares de vidas, somados aos impactos sociais, ambientais e econômicos causados nas áreas atingidas. Os eventos de origem hidrológica configuram a maior parcela dos desastres, assim o uso de modelos hidrológicos é uma alternativa para o monitoramento destes. O presente trabalho foi realizado com a finalidade de avaliar as possíveis alterações físicas ocorridas na Sub-bacia Hidrográfica do Rio Grande, Nova Friburgo, em decorrência dos eventos de movimentos de massa ocorridos em 2011, através da aplicação do modelo SMAP. Foram constatadas alterações nos parâmetros de calibração do modelo que demonstram que a bacia sofreu uma grande perda de solo, de forma que este fica saturado de maneira mais rápida, além de ter ocorrido uma diminuição do tempo de concentração da bacia. O que indica que, segundo as análises dos parâmetros do SMAP, a subbacia se tornou mais sensível a precipitação após o desastre de 2011.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
ROCHA, Allan de Souza. Avaliação dos parâmetros do modelo conceitual SMAP calibrado para a sub-bacia do Rio Grande antes e após o desastre em Friburgo - 2011. 2019. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente) - Escola de Engenharia, Universidade Federal Fluminense, 2019.Subject(s)
Desastres naturaisModelos hidrológicos
Monitoramento
SMAP
Desastre natural
Bacia de Guapi-Macacu
Monitoramento ambiental
Natural disasters
Hydrological models
Monitoring