O IMPACTO DA INFRAESTRUTURA E DA ESCASSEZ DE MATERIAIS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Formação profissional
Recursos didáticos
Educação física
Formação profissional
Material didático
Physical school education
Professional qualification
Didatic resources
Moraes, Levi Lopes Marra de | Posted on:
2019
Abstract
Esse estudo tematiza o impacto da infraestrutura e dos materiais na prática pedagógica docente na educação física escolar. O problema da pesquisa alinha-se com a questão: Como concluintes do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Fluminense avaliam a infraestrutura e os materiais disponíveis nas escolas pelas quais passaram nas disciplinas de
Pesquisa e Prática de Ensino e/ou no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência e como solucionaram esses problemas no ensino dos conteúdos da educação física escolar. Como objetivos específicos, o presente estudo buscou: a) refletir sobre como os concluintes do curso de Licenciatura
em Educação Física da Universidade Federal Fluminense que já passaram pelas disciplinas de Pesquisa e Prática de Ensino e/ou Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência avaliam a infraestrutura e os materiais disponíveis para o ensino da educação física escolar nos diferentes
segmentos de ensino; b) Identificar como os concluintes do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Fluminense adaptam a infraestrutura e os materiais no ensino dos conteúdos de educação física escolar; c) Avaliar se a infraestrutura e os materiais impactam o ensino de conteúdos, impedindo que alguns sejam ministrados, privando a aprendizagem dos discentes; d) Identificar quais são os conteúdos da Cultura Corporal do Movimento que têm sido mantidos à margem no ensino da educação física escolar, devido à infraestrutura inadequada e/ou escassez de materiais. A pesquisa trata-se de um estudo de caso e foi realizada com, sete discentes concluintes do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Fluminense, que se formam em 2019.1, através de uma entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo. Os resultados da análise dos dados nos permitiu a construção de cinco categorias: 1) Dificuldades com o ensino da educação física escolar; 2) Fragilidade na infraestrutura e escassez de materiais; 3) Impactos da infraestrutura e da escassez de materiais no planejamento de ensino dos diferentes segmentos; 4) Prejuízo no ensino de conteúdos específicos; e 5) Representações sobre a infraestrutura e materiais para uma escola ideal. Concluímos que a Infraestrutura e a indisponibilidade de materiais impactam diretamente a prática pedagógica na educação física escolar, assim como prejudicam o ensino dos conteúdos da cultura corporal do movimento previstos nos documentos oficiais
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
MORAES, Levi Lopes Marra de. O impacto da infraestrutura e da escassez de materiais na prática pedagógica docente na educação física escolar. 2019. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Instituto de Educação Física e Desportos, Universidade Federal Fluminense, 2019.Subject(s)
Educação física escolarFormação profissional
Recursos didáticos
Educação física
Formação profissional
Material didático
Physical school education
Professional qualification
Didatic resources