LAZER NA ESCOLA: POSSIBILIDADE, NECESSIDADE OU CONFLITO?
Educação física escolar
Lazer
Educação física
Modernidade
Lazer
Modernity
School physical education
Recreation
Corrêa, Aline Amoêdo | Posted on:
2019
Abstract
Esta monografia tem por objetivo principal analisar criticamente a experiência do lazer
na educação física escolar, buscando entender seu lugar na escola. Com base nisto e
considerando o lazer direito garantido pela constituição brasileira, a problemática desta
pesquisa concerne em identificá-lo como temática da Educação Física percebendo sua relação
com a educação e com o cenário no qual a escola está atualmente. A monografia tem como
objetivos específicos: a) resgatar bibliografias que discutam o contexto socioeconômico em
que está imersa a escola, levando-se em conta as variadas possibilidades de entendimento
acerca do conceito de lazer a partir deste cenário; b) estabelecer contrapontos entre àquelas e
documentos oficiais (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Parâmetros
Curriculares Nacionais e o Currículo Mínimo do Estado do Rio de Janeiro) sobre o lazer e sua
abordagem nas aulas de educação física escolar; c) sistematizar uma proposta de intervenção
no espaço escolar que aponte para questionamentos no que tange a autonomia e emancipação
dos alunos na administração do tempo e dos recursos para o lazer. A metodologia centralizase no contraponto bibliográfico e documental, no que diz respeito à escola e ao componente
curricular em questão. Para contemplar os objetivos propostos será analisado às relações que
vêem sendo estabelecidos no interior do projeto societário da dita modernidade e os diferentes
formatos de intervenção para o lazer, bem como sua aplicabilidade nas escolas estaduais no
Rio de Janeiro, lugar onde os estágios supervisionados (disciplinas Pesquisa e Prática de
Ensino III e IV) da graduação em Educação Física da Universidade Federal Fluminense
acontecem. Por último, apresentar-se-á a discussão sobre os limites e contradições de projetos
de intervenção de lazer para/na escola. O estudo apontará o desafio de questionar a natureza
da escola, situada no cenário da lógica nascida com a Revolução Industrial onde nova relação
com o tempo, o trabalho e o tempo do não- trabalho exige novas atitudes e hábitos dos alunos,
com vistas a inserção no mundo mercadológico e utilitarista
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
CORREA, Aline Amoedo. Lazer na escola: necessidade, possibilidade ou conflito? 2019. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Instituto de Educação Física e Desportos, Universidade Federal Fluminense, 2019.Subject(s)
ModernidadeEducação física escolar
Lazer
Educação física
Modernidade
Lazer
Modernity
School physical education
Recreation