GESTÃO DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR: PROPOSIÇÃO DE UM CONJUNTO DE AÇÕES GERENCIAIS PARA MELHORIA DA EFICIÊNCIA
Orçamento
Gestão de contratos
Mão de obra
IF Sudeste MG
Administração pública
Orçamento público
Qualidade de serviço
Outsourcing
Budget
Contract management
Labor
IF Southeast MG
Faria, Ronaldo Campos de | Posted on:
2019
Abstract
Objetivo do trabalho: O objetivo do presente trabalho é propor um conjunto de ações gerenciais que permita a redução de custos de terceirização sem prejuízo a qualidade dos serviços prestados, bem como mensurar o grau de importância e o percentual de redução de custos das mesmas, tendo em vista que, com a promulgação da Lei 9632 de 07 de maio de 1998 que extinguiu diversos cargos ocupados por servidores efetivos no âmbito da Administração Pública Federal, a terceirização de mão de obra, para realização dos serviços inerentes a estes cargos, tornou-se uma realidade irreversível e cada vez mais intensa nos órgãos públicos.
Procedimentos/Método para a solução do problema: O método utilizado para a solução do problema foi a pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, e de cunho descritivo. Para a coleta de dados utilizou-se, na primeira etapa da pesquisa, a pesquisa bibliográfica e documental. Já na segunda etapa foram realizadas entrevistas semiestruturadas e aplicações de questionários a gestores da instituição. Para a interpretação e análise dos dados adotou-se a análise de conteúdo por meio do software Atlas TI, estatística descritiva e técnicas multicritério de apoio à decisão - AHP.
Resultados: As etapas realizadas para o desenvolvimento da pesquisa proporcionaram o alcance do objetivo geral e de todos os objetivos específicos. Os resultados demonstraram que o processo de terceirização parece ser irreversível, com tendências de ampliação do processo, que, de acordo com os gestores, apresenta vantagens e desvantagens para a instituição. Já os valores gastos pelos campi para manutenção da mão de obra terceirizada vêm crescendo progressivamente, assim como o impacto dessa mão de obra em seus orçamentos, interferindo diretamente nas atividades-fim da instituição. Nesse sentido, respondendo ao problema de pesquisa, propõe-se ao final do trabalho um conjunto de dez ações gerenciais como boas práticas de gestão para apoio a tomada de decisão, visando melhorar a eficiência da gestão de terceirizados e reduzir seu impacto no orçamento da instituição.
Implicações práticas: O presente estudo foi uma demanda contratada pelo próprio IF Sudeste MG para auxiliar na resolução de seus problemas. O projeto impacta e beneficia a instituição como um todo, uma vez que a possibilidade de melhoria na eficiência da gestão de terceirizados e a consequente redução dos valores gastos com mão de obra terceirizada permitirão uma gestão administrativa mais eficiente e a disponibilização de mais recursos a serem investidos em ensino, pesquisa e extensão, que são as atividades-fim da instituição, beneficiando diretamente aos estudantes. Com base na aplicação do método AHP, fez-se, pelo corpo diretivo da instituição, uma priorização das ações gerenciais para melhoria da eficiência da gestão de terceirizados, de forma a se validar as ações no âmbito da instituição. Quanto a aplicabilidade deve-se indicar uma abrangência de uma realização, por meio de um teste piloto nos editais licitatórios para contratação de serviços de limpeza, com potencial de ampliação para os outros editais dos campi do IF Sudeste MG, bem como para outras instituições. O projeto se encaixa perfeitamente com o que está em desenvolvimento na instituição, uma vez que os recursos estão cada vez mais escassos e as instituições tem buscado cada vez mais reduzir seus custos de manutenção.
Originalidade e contribuições: Este trabalho apresenta uma abordagem original, tendo em vista a insuficiência de pesquisas referente ao tema e que discutam o peso da terceirização de mão de obra no orçamento dos órgãos da administração pública federal, assim como não foi encontrado na literatura pesquisada um manual de boas práticas de gestão de mão de obra terceirizada. Como contribuição da pesquisa o produto apresentado poderá ser usado não somente pelo IF Sudeste MG, mas por qualquer órgão da administração pública que busque a melhoria da eficiência da gestão de terceirizados, tendo em visto que é um problema comum a vários órgãos. Os procedimentos técnicos utilizados nesta pesquisa e o conteúdo do programa contribuem também para pesquisas posteriores em que haja interesse em melhorar a eficiência da gestão de terceirizados no âmbito da administração pública. Este projeto de pesquisa está vinculado à Linha de Atuação Científico Tecnológica – LACT 2 – Estratégia e Operações.
Produção Técnica/Tecnológica: Os produtos técnico-tecnológicos derivados dessa pesquisa foram um Processo de Avaliação e Gestão da Terceirização (figura 3), que poderá ser usado como protocolo para replicação do presente estudo, e um Plano de Ação Estruturado contendo 10 ações gerenciais para melhoria da eficiência da gestão de terceirizados que auxiliarão aos gestores no processo de tomada de decisão referente ao tema (Quadro 6). Os produtos apresentados estão classificados no eixo 1 do Qualis técnico/tecnológico ‘produtos e processos’. A aplicabilidade dos produtos é perfeitamente viável tendo em vista que na maioria dos casos depende única e exclusivamente de atos de gestão, e como é um problema comum a várias instituições, inclusive outros institutos federais, há ampla possibilidade de disseminação das práticas organizacionais para os mesmos. Quanto à classificação da inovação, trata-se de produção de médio teor inovativo, tendo em vista que há uma combinação de conhecimentos pré-estabelecidos, uma vez que o aprendizado para elaboração dos produtos baseou-se no levantamento bibliográfico e documental realizado na pesquisa, bem como do conhecimento adquirido junto aos especialistas quando das entrevistas. Esta pesquisa pode ser classificada como produção com média complexidade, pois resulta da combinação de conhecimentos, apresentando uma noção normativa da legislação sobre o tema por parte do pesquisador e as técnicas difundidas pela Linha de Atuação Científico Tecnológica (LACT 2) do Programa de Pós-Graduação em Administração.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoSource
FARIA, Ronaldo Campos de. Gestão de serviços terceirizados em uma instituição federal de ensino superior: proposição de um conjunto de ações gerenciais para melhoria da eficiência. 2019. 139 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração)- Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2019.Subject(s)
TerceirizaçãoOrçamento
Gestão de contratos
Mão de obra
IF Sudeste MG
Administração pública
Orçamento público
Qualidade de serviço
Outsourcing
Budget
Contract management
Labor
IF Southeast MG
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: