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dc.contributor.advisorMachado-Pinheiro, Walter-
dc.contributor.authorAfonso Junior, Armando dos Santos-
dc.date.accessioned2019-11-27T18:12:10Z-
dc.date.available2019-11-27T18:12:10Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttps://app.uff.br/riuff/handle/1/12344-
dc.description.abstractA capacidade de seleção de estímulos relevantes é uma habilidade fundamental para uma interação coerente com o ambiente. O sistema nervoso usa de mecanismos atencionais para regular o comportamento de acordo com necessidades específicas enquanto as funções executivas monitoram e ajustam a resposta comportamental visando a melhor performance, com o mínimo de custo. O teste Stroop é frequentemente usado no estudo do funcionamento de sistemas atencionais e das funções executivas (MACLEOD, 1991; MIYAKE ET AL, 2000). Uma importante variação do teste Stroop é o chamado "Stroop pareado", no qual voluntários devem comparar atributos de diferentes estímulos, sendo um deles um estímulo “Stroop”, e pressionar uma de duas teclas de acordo com o resultado da comparação. Dois tipos de interferência são comuns nos testes Stroop Pareado utilizados pelo nosso grupo: o conflito de resposta e o efeito congruência. Trabalhos anteriores mostram que quando o voluntário conseguia se beneficiar de certos aspectos da tarefa, era possível eliminar o conflito de resposta, o que gerava uma redução no tempo de reação (PORTES ET AL, 2010; MORAIS, 2013). No estudo aqui descrito, mantivemos a estrutura do protocolo experimental usado em trabalhos anteriores, que consistia na apresentação de três estímulos: um estímulo Stroop central (congruente ou incongruente) e dois estímulos laterais, que serviam como opções de resposta. A tarefa dos voluntários (13 mulheres (54,2%) e 11 homens (46,8%), com média de idade de 21,9 ± 3,67) era apertar a tecla lateral que correspondia à dimensão relevante do estímulo Stroop. Porém, alteramos a ordem de apresentação dos estímulos, com o estímulo Stroop aparecendo anteriormente às opções de resposta. Nossa hipótese era que essa inversão obrigaria os voluntários a adotarem novas estratégias para se adaptar às novas demandas da tarefa. Nossos resultados mostraram que, de fato, a inversão da ordem de apresentação dos estímulos influenciou a estratégia que os voluntários precisavam adotar para resolver o teste. Assim, essa alteração permitiu que os voluntários usassem suas funções de alta-ordem para a atenuação do efeito congruência, mas não para a eliminação do conflito de resposta. Entendemos esse resultado como evidência do funcionamento de funções executivas (como flexibilidade cognitiva e inibição de respostas rotineira) para uma melhor adaptação comportamental frente a diferentes aspectos da tarefapt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Rio das Ostras - Submissão (depositantericuro@gmail.com) on 2019-09-10T18:36:17Z No. of bitstreams: 1 TCC_ARMANDO DOS SANTOS.pdf: 1135153 bytes, checksum: 75d1079165482f2424ffdd9685a9e58b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Rio das Ostras - Validação (repositoriouffriodasostras@gmail.com) on 2019-11-27T18:12:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_ARMANDO DOS SANTOS.pdf: 1135153 bytes, checksum: 75d1079165482f2424ffdd9685a9e58b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-27T18:12:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_ARMANDO DOS SANTOS.pdf: 1135153 bytes, checksum: 75d1079165482f2424ffdd9685a9e58b (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.rightsOpen Accesspt_BR
dc.titleFatores contextuais modulam a imposição de recursos cognitivos de alta-ordem: um exemplo da importância da flexibilidade cognitivapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt_BR
dc.subject.keywordAtençãopt_BR
dc.subject.keywordEfeito Strooppt_BR
dc.subject.keywordFunções Executivaspt_BR
dc.subject.keywordTempo de Reaçãopt_BR
dc.contributor.membersFreire, Izabela Mocaiber-
dc.contributor.membersSantos, Pedro Paulo Pires dos-
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
dc.subject.descriptorTempo de Reaçãopt_BR
dc.subject.descriptorFunção Executivapt_BR
dc.subject.descriptorAtençãopt_BR
dc.subject.descriptorTeste de Strooppt_BR
dc.identifier.vinculationAluno de Graduaçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.degree.departmentInstituto de Humanidades e Saudept_BR
dc.degree.date2016-
dc.degree.localRio das Ostras, RJpt_BR
dc.degree.cursoPsicologiapt_BR
dc.publisher.departmentRio das Ostraspt_BR
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