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Title: A humanização no escopo da formação acadêmica dos graduandos em enfermagem, medicina e odontologia à luz dos projetos político-pedagógicos
Other Titles: The humanization the scope of the academic education of students in nursing, medicine and dentistry light on political pedagogical projects
Authors: Moraes, Rita de Cássia Martins
metadata.dc.contributor.advisor: Senna, Marcos Antônio Albuquerque de
Issue Date: 2015
Abstract: Este trabalho objetivou analisar a presença do termo humanização na formação em saúde da Universidade Federal Fluminense, nos cursos de Medicina, Odontologia e Enfermagem. Para tanto, procedeu-se à pesquisa documental, tendo como principal referência o projeto político-pedagógico e as diretrizes curriculares dos cursos analisados. Realizou-se uma pesquisa exploratório-descritiva, com abordagem qualitativa. A análise documental evidenciou uma aproximação com o tema nos três cursos estudados, com variações importantes no método de aplicação dos conteúdos teórico-práticos ao longo do processo de formação. O curso de Medicina apresentou uma distribuição mais homogênea dos conteúdos relacionados ao termo humanização nas disciplinas obrigatórias. Foi possível perceber também o esforço dos cursos em contemplar as Novas Diretrizes Curriculares, trazendo a humanização como elemento prioritário na construção de novas relações entre alunos, docentes, usuários dos serviços e da rede SUS local.
metadata.dc.description.abstractother: This study aims to evaluate the subject humanization presence in health education Fluminense Federal University in the courses of Medicine Dentistry and Nursing. Therefore, documentary research having been used as the main reference the Political Pedagogical Project and the Curriculum Guidelines in those courses. A descriptive exploratory survey was conducted with a qualitative approach. The documentary analysis showed an approach to the theme in the three courses, but with important variations with regard to the method of application of theoretical and practical content, along with the training process. In this perspective the course of Medicine presented a more homogeneous distribution of content related to the topic, both from a theoretical point of view, as practical. It was also possible to realize the courses' efforts to address the New Curriculum Guidelines having the Humanization as a priority when it comes to building new relationships between students, teachers, service users and the local public health system.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/12381
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