A HUMANIZAÇÃO NO ESCOPO DA FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS GRADUANDOS EM ENFERMAGEM, MEDICINA E ODONTOLOGIA À LUZ DOS PROJETOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS
Ensino de graduação em saúde
Processo de ensino-aprendizagem
Ensino superior
Projeto pedagógico
Educação em saúde
Currículo
Humanization
Health in undergraduate education
Teaching-learning process
Moraes, Rita de Cássia Martins | Publicado en:
2015
Resumen
Este trabalho objetivou analisar a presença do termo humanização na formação em
saúde da Universidade Federal Fluminense, nos cursos de Medicina, Odontologia e
Enfermagem. Para tanto, procedeu-se à pesquisa documental, tendo como principal
referência o projeto político-pedagógico e as diretrizes curriculares dos cursos
analisados. Realizou-se uma pesquisa exploratório-descritiva, com abordagem
qualitativa. A análise documental evidenciou uma aproximação com o tema nos três
cursos estudados, com variações importantes no método de aplicação dos
conteúdos teórico-práticos ao longo do processo de formação. O curso de Medicina
apresentou uma distribuição mais homogênea dos conteúdos relacionados ao termo
humanização nas disciplinas obrigatórias. Foi possível perceber também o esforço
dos cursos em contemplar as Novas Diretrizes Curriculares, trazendo a
humanização como elemento prioritário na construção de novas relações entre
alunos, docentes, usuários dos serviços e da rede SUS local
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Tipo de documento
DissertaçãoSujeta/Sujeto(s)
HumanizaçãoEnsino de graduação em saúde
Processo de ensino-aprendizagem
Ensino superior
Projeto pedagógico
Educação em saúde
Currículo
Humanization
Health in undergraduate education
Teaching-learning process
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