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SAIO CEDO DE CASA E CHEGO TARDE. A INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE E AS REPERCUSSÕES NA CONVIVÊNCIA FAMILIAR
Paizano, Priscila Lemos de Laet | Posted on: 2017
Abstract
Este estudo monográfico busca analisar aspectos do trabalho docente na contemporaneidade, sua intensificação, as vivências de sofrimento e prazer que compõe o cotidiano do ofício, e, as suas repercussões sobre a vida familiar dos professores. Tendo como questão central: como essa intensificação do trabalho docente pode afetar a saúde do trabalhador? Como o professor consegue lidar com diferentes demandas e problemas que são intensos em seu trabalho? Quais as repercussões na vida familiar? Como fundamentação teórica a Psicodinâmica do Trabalho (Dejours, 2004, 2012; Mendes e Duarte, 2013; Mendes, 2014) e outros estudos relacionados ao trabalho docente, a família e a saúde do trabalhador (Martins, 2015; Cruz Lima & Costa, 2013; Wieissman, 2009). Utilizou-se o método clinico para investigação e análise de dados coletados junto a professores de duas escolas municipais da região dos lagos (RJ), além de pesquisa bibliográfica sobre o tema. Dentre os resultados deste estudo, destacam-se: como a precarização das condições de trabalho, a intensificação do trabalho docente e a falta de reconhecimento do trabalho efetivamente realizado têm repercutido negativamente na saúde do profissional, afetando seu trabalho e sua família; a relação trabalho e família possuem dificuldades para ocorrer de forma positiva, afetando o profissional que não consegue dar conta da dupla jornada de trabalho; se faz necessária a criação de medidas que considerem a dupla jornada de trabalho dos professores, levando em consideração a grande quantidade de mulheres que atuam no ofício. Em conclusão, este estudo buscou analisar o trabalho dos professores, em que consiste e até que ponto tem transbordado para a vida privada do profissional afetando sua saúde e convivência familiar, através de uma pesquisa bibliográfica conjuntamente com dados clínicos obtidos através das falas dos trabalhadores. A invisibilidade do trabalho do cuidado na escola, na família bem como a falta de reconhecimento trazem à tona necessidade de cuidado do professor e a importância da criação de espaços para escuta e fala compartilhada
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de curso
Publisher
Universidade Federal Fluminense
Subject(s)
trabalho docente
sobrecarga
convívio familiar
Saúde do Trabalhador
Professor
Psicodinâmica
Trabalho
trabajo docente
intensificación
relación familiar
 
URI
https://app.uff.br/riuff/handle/1/12401
License Term
CC-BY-SA
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