Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/12405
Title: O estudo do som na formação de professores: resistência e alteridade
Authors: Dias, João Paulo Barreto
metadata.dc.contributor.advisor: Bragança, Maurício de
metadata.dc.contributor.members: Machado, Eliany Salvatierra
Domingues, Glauber Resende
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: Dias, João Paulo Barreto . O estudo do som na formação de professores: resistência e alteridade. 2018. 94f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Cinema e Audiovisual)-Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2018.
Abstract: O presente estudo trata de problematizar os estudos sobre o som na formação de professores, em especial do curso de licenciatura em Cinema e Audiovisual. Iniciando a primeira parte do trabalho, consideramos a recente criação do referido curso na UFF, refletindo sobre o cinema e audiovisual na educação, indicando diferentes esforços para a construção desse campo. Discutimos a predominância dos estudos sobre a imagem e o campo do visual, o que nos instigou a tratar da experiência brasileira no aprofundamento sobre o som no cinema e no audiovisual. Ao longo do trabalho, ressaltamos que a formação do sensível pode ser potencializada por meio de uma intensificação da reflexão estética, cuidadosa e crítica sobre o cinema no ambiente escolar. Especialmente na questão da importância do som, enquanto constituinte intrínseca do audiovisual, destacamos a pertinência do conhecimento acadêmico por meio da oferta de diversas disciplinas curriculares, destinadas à formação dos licenciandos. Aprofundamos a reflexão ao incluir uma perspectiva da resistência humana, referindo-nos à cosmoaudiência, encontrada em comunidades que preservam uma escuta originária. A segunda parte da monografia busca entrecruzar os conhecimentos sobre o som e o exercício da docência em contexto escolar. A exploração de texturas ruidosas pertencentes aos espaços de reflexão, atua, enquanto potentes experimentações nas narrativas fílmicas educacionais.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/12405
Appears in Collections:CAL - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOAO GOHAR Monografia (TCC 2018 1).pdf776.73 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons