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Title: A imagem suspensa uma investigação estética acerca do inquietante cinematográfico a partir da perna amputada de Tristana
Authors: Barra, Paula Lacerda
metadata.dc.contributor.advisor: Bragança, Maurício de
metadata.dc.contributor.advisorco: Oliveira Junior, Luis Carlos de
metadata.dc.contributor.members: Martins, India Mara
Núnez, Fábian
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: Barra, Paula Lacerda. A imagem suspensa uma investigação estética acerca do inquietante cinematográfico a partir da perna amputada de Tristana. 2019. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Cinema e Audiovisual)-Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2019.
Abstract: A presente monografia tem por objetivo uma investigação estética sobre o inquietante no campo do cinema. O caso central desta análise se dá a partir da perna amputada de Tristana, filme de Luís Buñuel, e da maneira inquietante através da qual essa imagem se manifesta. Tendo como base inicial textos psicanalíticos e formalistas – a saber, O inquietante, de Sigmund Freud, e A arte como procedimento, de Viktor Chklovski -, pretende- se ultrapassar tais elucubrações para compreender de que forma o inquietante pode ser concebido como eminentemente cinematográfico. Apoiando-se na imagem-matriz da perna amputada de Tristana e em outras obras que, de certa maneira, dialogam com ela, tentar-se-á definir, pelo menos inicialmente, de que forma o procedimento cirúrgico da amputação se relaciona com o procedimento fílmico do corte – e das tensões de castração que daí decorrem e causam o fenômeno do inquietante.
metadata.dc.description.abstractother: This monograph aims to an aesthetic investigation of the uncanny in the field of cinema. The central case of this analysis starts from the amputated leg seen in Tristana, a film by Luís Buñuel, and the uncanny way in which such image manifests itself. Initially based on psychoanalytical and formalist works – The uncanny, by Sigmund Freud, and Art as technique, by Viktor Chklovski -, we intend to surpass these ideas in order to comprehend how the uncanny can be conceived as eminently cinematographic. By underpinning the image of Tristana’s amputated leg and other films that somehow dialogue with it, we will try to define, at least preliminarily, the way in which the surgical procedure of amputation relates to the film procedure of cutting – and the castration tensions that henceforth take place and cause the phenomenon of the uncanny.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/12410
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