Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/12416
Title: Internacionalização da formação do corpo docente da pós-graduação em ciências sociais econômicas no Brasil – circulação e dinâmicas de consagração
Authors: Albuquerque, Sofia Oliveira Firmo de
metadata.dc.contributor.advisor: Monteiro, Cristiano Fonseca
metadata.dc.contributor.members: Oliveira, Thaiane Moreira de
Martins, Thais Joi
Issue Date: 2019
Abstract: A análise da avaliação científica é pautada em critérios objetivos que descrevem aquilo que os avaliadores desejam para o futuro das suas respectivas áreas. A partir de uma perspectiva diferente, propomos um olhar sociológico para avaliação da ciência econômica a partir das redes que os docentes dos programas de pós-graduação em ciências econômicas criam quando vão para o exterior concluir as suas próprias pós-graduações. Nesta pesquisa desenvolvemos um enfoque que privilegia a função dos programas mais bem avaliados como replicadores da lógica centro-periferia, mas internamente. Analisamos a formação acadêmica na área como elemento de atribuição de prestígio e poder a partir de uma abordagem que ultrapassa os limites das abordagens que opõe o local ao internacional e o estrutural ao simbólico. Dessa forma, mostramos como critérios de avaliação propiciam a replicação de modelos institucionais que se originaram externamente ao contexto brasileiro.
metadata.dc.description.abstractother: Scientific evaluation's analisys is guided by objective criteria that describe what the evaluators desire for the future of their respective areas. Following a different perspective, this work proposes a sociological view for evaluating economic sciences from networks created by post graduation professors when themselves go abroad to complete their own post graduation. This research develops an approach that favours the most well evaluated programs functions as replicators of the center-periphery logic, but internally. Academic background is analysed as a prestige and power allocation element, from a view that exceeds the boundaries of other perspectives that clashes local to international, structural to symbolic. Evaluation criteria is shown to provide the replication of institutional models that are originally foreign to brazilian context.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/12416
Appears in Collections:PPGS - Teses e Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação FINAL - Sofia.pdf1.66 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons