GGJ - Curso de Graduação em Educação Física - Niterói
A Educação Física na UFF foi criada em 1975, no ambiente autoritário da ditadura civil militar. Entendemos que o esporte deve ser para todos e para tal deve ser promovido com fins educacionais, de lazer e promoção da saúde.</br> O próximo passo dado, também no sentido da humanização da Educação Física, foi a criação de um curso em Educação Física Escolar em nível de lato senso, voltado para professores de Educação Física que atuam no Ensino Básico, preferencialmente público. Esse curso se baseia nos mesmos princípios que orienta a Educação Física para todos os alunos da UFF. Considerando que todas as crianças devem frequentar a escola entendemos que a maneira de democratizar a Educação Física é apresentar o nossa proposta de Educação Física para todos aos professores das escolas do Ensino Básico, tornando a disciplina mais inclusiva. Desde a sua criação o curso, que ainda vigora, já atendeu a cerca de mil professores.</br> No mesmo período que criamos o curso de Educação Física Escolar também idealizamos o Encontro Fluminense de Educação Física Escolar, que posteriormente viemos a implantar. Esse Encontro tem como objetivo promover a troca de experiência entre os professores das redes de Ensino Básico e os pesquisadores da área. O EnFEFE alem de ter a característica pedagógica de valorizar os relatos de experiência também oportuniza a iniciação acadêmica daqueles que escrevem seus primeiros trabalhos.</br> O curso de Educação Física Escolar é na realidade um paliativo que tem como objetivo preencher uma lacuna do que consideramos que deveria estar sendo ensinado nos cursos de formação de professores. Tão logo nos consideramos em condições de criar uma graduação o fizemos com o objetivo de fazer o que acreditávamos que deveria ser feito. Nesse curso que segue a mesma lógica do início da Educação Física na UFF que foi gradativamente sendo aprimorada, procuramos colocar em prática a solução de vários problemas que identificamos na formação dos professores. Procuramos estreitar a relação teoria e prática, realizar a interdisciplinaridade, tornar o leque de atividades esportivas mais abrangente, e formar alunos reflexivos e críticos, capazes de atuarem na realidade brasileira com a intenção de torná-la mais justa e mais igualitária.</br> Embora defendamos a liberdade da escolha dos temas de pesquisa, coerentemente, grande maioria das pesquisas realizadas por nossos professores seguem a nossas propostas aplicadas ao o ensino e nos projetos de Extensão que desenvolvemos. Seguiremos a nossa trajetória procurando contribuir com humanização da Educação Física e da Sociedade brasileira, lutando contra as ideias de senso comum e transpondo as barreiras que nos são impostas pelas forças hegemônicas.
Collections in this community
Recent Submissions
-
Lazer na escola: possibilidade, necessidade ou conflito?
| Posted on: 2019Esta monografia tem por objetivo principal analisar criticamente a experiência do lazer na educação física escolar, buscando entender seu lugar na escola. Com base nisto e considerando o lazer direito garantido pela ... -
O impacto da infraestrutura e da escassez de materiais na prática pedagógica docente na educação física escolar
| Posted on: 2019Esse estudo tematiza o impacto da infraestrutura e dos materiais na prática pedagógica docente na educação física escolar. O problema da pesquisa alinha-se com a questão: Como concluintes do curso de Licenciatura em Educação ... -
O skate como conteúdo de ensino na educação física escolar: uma proposta para sua sistematização no ensino fundamental
| Posted on: 2018Reconhecendo o skate como prática corporal de aventura urbana e conteúdo de ensino da educação física escolar, o presente estudo teve como objetivo apresentar uma proposta de sistematização deste conteúdo para o ensino nas ... -
A inserção das danças nas aulas de educação física no ensino fundamental II do município de São Gonçalo
| Posted on: 2018Este estudo de caráter qualitativo e descritivo busca averiguar qual é a inserção da dança na educação física escolar no ensino fundamental II das escolas municipais do município de São Gonçalo. Foi utilizado como ferramenta ... -
Ginásio experimental olímpico: o esporte como fio condutor na formação social dos alunos
| Posted on: 2018O esporte têm sido uma temática com grandes embates na área da educação física e, principalmente, dentro da escola. O objetivo deste estudo foi conhecer a proposta do Ginásio Experimental Olímpico (GEO) que é uma escola ... -
A deficiência nas aulas de educação física: entendendo o trabalho do professor
| Posted on: 2017As leis sobre inclusão escolar garantem o acesso das pessoas com deficiência nas classes regulares, sendo assim o trabalho dos professores de educação física deve ter metodologias cada vez mais inclusivas. Com base nesta ... -
O multiculturalismo crítico na perspectiva de Peter Mclaren e a formação docente em educação física
| Posted on: 2018Nossa sociedade é heterogênea e no espaço educacional se faz presente essas diferenças de raças, gênero, religião e etc. No entanto, tanto no processo de formação docente quanto na educação básica, os currículos acabam ... -
O treinamento de força na educação física escolar: cenário atual no ensino médio da rede pública estadual em Niterói: resultados preliminares
| Posted on: 2018Introdução: A inatividade física no Brasil atinge patamares alarmantes. Segundo o IBGE (2017), mais da metade da população acima de 15 anos (66,3%) não pratica nenhuma atividade física. De maneira concomitante, é possível ... -
A dança no contexto: um relato de experiência
| Posted on: 2017O balé clássico, atualmente, é visto como base de aprendizado para as demais danças. Essa realidade gera dificuldades em introduzir o conteúdo dança na escola, já que a modalidade, vista como primeira opção, é elitizada e ... -
O Wrestling nos jogos escolares: um diagnóstico da prática no estado do Rio de Janeiro
| Posted on: 2018O presente estudo é um diagnóstico da modalidade esportiva de combate Wrestling, dentro dos jogos escolares do estado do Rio de Janeiro. Levando em conta que os jogos escolares da Juventude em sua concepção são a representação ... -
A importância do resgate dos jogos populares nas aulas de educação física escolar
| Posted on: 2018Este estudo tem como objetivo discutir e reforçar a relevância dos jogos populares como importantes artefatos culturais - inseridos como um elemento da cultura corporal do movimento e, portanto, considerados como uma ... -
A educação física e as escolas brasileiras
| Posted on: 2018Este trabalho faz uma breve análise do cenário das Escolas brasileiras, desde o surgimento da educação no país, até os dias de hoje. São evidenciadas as diferenças entre as escolas públicas e as escolas particulares e são ... -
A deficiência visual nas aulas de educação física escolar: entendendo o trabalho do professor
| Posted on: 2017As leis sobre inclusão escolar garantem o acesso das pessoas com deficiência nas classes regulares, sendo assim o trabalho dos professores de educação física deve ter metodologias cada vez mais inclusivas. Com base nesta ... -
Acrobacias, malabarismo e encenações no contexto da educação física escolar
| Posted on: 2014O circo, enquanto manifestação artística da nossa cultura possui uma linguagem própria que foi construída ao longo dos anos. Tal linguagem foi construída a partir da incorporação e ressignificação de atividades já existentes, ... -
Educação física escolar: promoção da saúde na educação de jovens e adultos
| Posted on: 2014Aspectos relacionados à promoção da saúde despertam grande interesse, dúvidas e discussões no meio escolar, inclusive na educação de jovens e adultos (EJA). Em grande parte os alunos trazem duvidas sobre seu corpo, sobre ... -
Reflexões sobre as leis inclusivas e a educação física escolar: incluir é possível?
| Posted on: 2015Durante muitos anos, a escola vem sendo considerada um espaço de formação para a vida em sociedade. Em tese, tudo que um indivíduo precisa saber para a convivência em grupo aprenderá lá. Logo, a escola se constitui em um ... -
Tênis de campo na educação física escolar: uma proposta baseada em princípios da pedagogia crítico emancipatória
| Posted on: 2018Esse trabalho, de caráter exploratório e propositivo, teve como objetivo apresentar uma possível forma de sistematizar o conteúdo tênis de campo nas aulas de educação física considerando princípios presentes na pedagogia ... -
Os jogos populares na educação física escolar
| Posted on: 2018Este trabalho monográfico tem como objetivo destacar as contribuições dos jogos populares na formação de alunos reflexivos e críticos as determinações sociais e as relações que estabelecemos com o nosso semelhante, assim ... -
Análise sobre avaliação na educação física escolar no município de Mesquita
| Posted on: 2017Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar e propor uma reflexão sobre a utilização dos documentos oficiais entorno da avaliação no município de Mesquita e aplicação dos professores. Através da revisão ... -
Lúdico e escola: implicações para a prática pedagógica
| Posted on: 2013O presente trabalho traz questionamentos acerca de como o lúdico é visto nas escolas e no nosso cotidiano. Seria este apenas uma metodologia de trabalho ou conhecimento? Faz parte de alguma cultura? Como o mesmo contribui ...