Browsing GGJ - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói by Title
Now showing items 148-167 of 176
-
Qual o nível de especialização nas aulas de educação física?
| Posted on: 2017A educação física tem como um dos conteúdo previsto no PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) o Esporte em tseguimentos: ensino fundamental e ensino médio. É a partir desse propósito em algumas experiências vivenciadas ... -
Uma reflexão sobre o estigma social de crianças e adolescentes com transtorno mental
Esse trabalho de conclusão do curso de licenciatura em Educação Física, a partir de uma metodologia exploratória, com revisão bibliográfica, busca refletir sobre o problema do estigma social vinculado às crianças e aos ... -
Reflexões sobre as leis inclusivas e a educação física escolar: incluir é possível?
| Posted on: 2015Durante muitos anos, a escola vem sendo considerada um espaço de formação para a vida em sociedade. Em tese, tudo que um indivíduo precisa saber para a convivência em grupo aprenderá lá. Logo, a escola se constitui em um ... -
Reflexões sobre as masculinidades nas aulas de educação física escolar: o discurso de docentes sobre a exclusão dos alunos
| Posted on: 2014A pesquisa, de caráter qualitativo e exploratório, caracterizou-se por um estudo de caso. Teve por objetivo geral, averiguar os possíveis mecanismos de exclusão de alunos devido à identidades de gênero distintas do padrão ... -
Reflexões sobre os processos de constituição e ressignificação dos corpos na educação física
| Posted on: 2018Podemos considerar que alguns paradigmas relacionados ao corpo, vêm sendo transformados, recriados e potencializados no contexto da sociedade atual. Por meio dessas mudanças, a educação passa a ser entendida como um processo ... -
Reflexões sobre uma possível intervenção do professor de educação física na educação infantil: primeiras aproximações
| Posted on: 2016O presente estudo apresenta reflexões a cerca das teorias de aprendizagem de Piaget e Vygotsky na busca de apontar um direcionamento para o trabalho da disciplina educação física na educação infantil. O entendimento de ... -
A relação entre a teoria e a prática na Educação Física Escolar: revisão de literatura no período compreendido entre 1995 e 2017
| Posted on: 2017O presente trabalho teve como objetivo analisar o que há de publicado na literatura acadêmica da área de Educação Física sobre a relação entre a teoria e a prática. Foram analisados 183 documentos publicados entre os anos ... -
A relação entre teoria e prática na educação física escolar: revisão de literatura no período compreendido entre 1995 e 2017
| Posted on: 2017O presente trabalho teve como objetivo analisar o que há de publicado na literatura acadêmica na área de educação física sobre a relação entre teoria e prática. Foram analisados 183 documentos publicados entre os anos de ... -
A relação intergeracional na EJA
| Posted on: 2017A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade da educação que se diferencia do ensino tido como regular, pois contém alunos de diversas idades em uma mesma sala. Isso faz com que as relações intergeracionais se ... -
Relato de experiência no programa Pet-saúde: a jornada de uma aluna de Educação Física na rede de atenção à saúde básica
A Unidade básica de saúde é um dos pontos de cuidado da Rede de Atenção Psicossocial, que é constituída por uma equipe multiprofissional a fim de garantir ações de saúde individual e coletiva. Pertencente a essa equipe, ... -
Relatos dos adolescentes diabéticos tipo 1 em relação à EF escolar e à prática da atividade física
| Posted on: 2017O Brasil é o 4° país no mundo com o maior número de pessoas com diabetes. O acesso a informações especializadas sobre a doença e as possibilidades de tratamento estão relacionados às ações empreendidas também no campo ... -
Representações de escolares sobre as aulas de educação física: um estudo de caso
| Posted on: 2017O presente trabalho teve como objetivo identificar, por intermédio da opinião dos escolares de uma turma de oitavo ano de uma escola pública e estadual do município de Niterói, se/como/por quê o componente curricular ... -
Representatividade e concepções da dança na produção científica da educação física
| Posted on: 2017Este estudo de caráter bibliográfico busca averiguar o espaço e o papel da dança/ atividades rítmico expressivas nas publicações da área da educação física desde a década de 1990, a partir de um referencial teórico surgido ... -
Um retrato da Educação das Relações Étnico-raciais na Educação Física Escolar
O implemento de ações afirmativas expõe a importância do combate ao aniquilamento da história dos povos componentes da sociedade brasileira. O fomento deste debate aponta a necessidade de que as pessoas constatem a pluralidade ... -
Risco de diabetes tipo II em escolares do ensino médio
| Posted on: 2015Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2) é uma doença complexa, multifatorial e caracterizada pelo distúrbio do metabolismo, que leva o aumento dos níveis da glicose no paciente, ou seja, quando os alimentos sofrem digestão no ... -
O rugby na região do grande Rio e suas relações com a educação física
| Posted on: 2018O presente trabalho teve como objetivo identificar, por intermédio da opinião dos participantes de projetos sociais em comunidades dos municípios do Rio de Janeiro, São Gonçalo e Niterói, como a prática do rugby se constitui ... -
O samba como elemento da cultura corporal brasileira na Educação Física Escolar
É possível educar através do samba? Quais elementos o samba nos oferece enquanto parte da cultura corporal brasileira, para ministrarmos uma aula de Educação Física? A partir dessas perguntas, este trabalho procura achar ... -
O skate como conteúdo de ensino na educação física escolar: uma proposta para sua sistematização no ensino fundamental
| Posted on: 2018Reconhecendo o skate como prática corporal de aventura urbana e conteúdo de ensino da educação física escolar, o presente estudo teve como objetivo apresentar uma proposta de sistematização deste conteúdo para o ensino nas ... -
O surfe nas aulas de Educação Física: uma revisão bibliográfica
As Atividades Aquáticas, dentre elas o surfe, são práticas corporais construídas pela humanidade e devem estar presentes nas aulas de Educação Física, ainda que se tenha dificuldades quanto às suas ações práticas devido a ... -
Temas transversais e educação física: uma revisão na literatura
Os Temas Transversais são assuntos da vida social que podem ser abordados nas aulas, possibilitando o debate crítico sobre problemas da sociedade nas escolas. É nesse espaço que se buscou investigar como os Temas Transversais ...