Browsing GGJ - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói by Title
Now showing items 24-43 of 176
-
Cinema e educação física: (re)criando possibilidades
| Posted on: 2013Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo explicitar a reflexão a respeito da utilização do audiovisual cinematográfico durante as aulas de educação física escolar. Através da revisão bibliográfica; de entrevistas ... -
Circo e Ginástica: uma análise dos cursos de formação de professores de Educação Física nas universidades públicas do Rio de Janeiro
O presente trabalho se compromete a fazer uma análise da formação de professores de Educação Física, especificamente no que tange o conteúdo de ginástica e atividades circenses. Para tal, nos apropriamos do conceito da ... -
Coinspirações: uma proposta de dança e educação pela estética
Este trabalho final de curso parte do interesse e objetivo de aprofundar meus estudos no campo da dança em diálogo com a educação estética. Tem como objetivo também relacionar essas leituras com as experiências do percurso ... -
O conteúdo de lutas no ambiente escolar: uma análise da literatura
A Educação Física escolar sempre foi um tema de debate acadêmico, e as Lutas como parte de seu conteúdo tem um certo enfoque de estudos para seu uso dentro do ambiente escolar, com isso se fez o seguinte trabalho intitulado ... -
As “Coreografias curtas” do TikTok introduzidas na escola: uma análise fundamentada na abordagem crítico-superadora
O presente trabalho tem por objetivo analisar como a Educação Física escolar pode se orientar didático e pedagogicamente, a fim de tratar as “abordagem Crítico-superadora” nos aplicativos de comunicação da internet, em ... -
O corpo no espaço/tempo escolar
| Posted on: 2015Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo questionar as relações de ocupação do espaço/tempo no cotidiano escolar dialogando com os diferentes cenários vivenciados ao longo do processo de escolarização. Do ... -
Corpos, infâncias e suas versões super-heróicas: uma experiência na disciplina Pesquisa e Prática de Ensino na Educação Infantil
Este trabalho tem por objetivo apresentar uma experiência na Educação Infantil desenvolvida na disciplina de Pesquisa e Prática de Ensino I (PPE I), ofertada pelo Instituto de Educação Física da Universidade Federal ... -
Dança e corporeidade na escola
Este trabalho teve como objetivo refletir e analisar a importância do conteúdo de dança na Educação Física Escolar, destacando sua relevância para formação crítica dos estudantes. Ao longo da pesquisa, foram ressaltados ... -
A dança no contexto: um relato de experiência
| Posted on: 2017O balé clássico, atualmente, é visto como base de aprendizado para as demais danças. Essa realidade gera dificuldades em introduzir o conteúdo dança na escola, já que a modalidade, vista como primeira opção, é elitizada e ... -
As danças urbanas no ensino médio: diálogos com o hip-hop e o break olímpico
Este trabalho tem como objetivo apresentar a experiência de uma pesquisa-ação realizada com turmas do terceiro ano do Ensino Médio, no Colégio Estadual Comendador Valentim dos Santos Diniz – NATA, localizado no município ... -
A deficiência nas aulas de educação física: entendendo o trabalho do professor
| Posted on: 2017As leis sobre inclusão escolar garantem o acesso das pessoas com deficiência nas classes regulares, sendo assim o trabalho dos professores de educação física deve ter metodologias cada vez mais inclusivas. Com base nesta ... -
A deficiência visual nas aulas de educação física escolar: entendendo o trabalho do professor
| Posted on: 2017As leis sobre inclusão escolar garantem o acesso das pessoas com deficiência nas classes regulares, sendo assim o trabalho dos professores de educação física deve ter metodologias cada vez mais inclusivas. Com base nesta ... -
Desafios do mundo: uma análise da epistemologia das relações na educação física escolar
| Posted on: 2016Um mundo que busca verdadeiramente um lugar para todos, deve ser um mundo em que as relações têm papel fundamental. Compreendendo essa relação, como toda conexão presente entre tudo o que existe. Este trabalho tem como ... -
Diálogos e subsídios para a Educação das Relações Étnico-raciais na Licenciatura em Educação Física
O presente trabalho tem como objetivo compreender o significado da disciplina Educação Física e Educação das Relações Étnico-Raciais para os estudantes do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal ... -
A didática específica da Educação Física nos cursos de licenciatura em Educação Física
Este trabalho, de natureza qualitativa, teve como objetivo analisar a temática da Didática Específica da Educação Física, por intermédio dos fluxogramas, dos quatro cursos de licenciatura em Educação Física, presentes ... -
O discurso docente sobre gênero e sexualidade na educação física nas escolas vinculadas ao Instituto de Educação Física da Universidade Federal Fluminense
O objetivo deste estudo foi explorar como ocorre o discurso de docentes sobre gênero e sexualidade nas aulas de EFe das escolas vinculadas às disciplinas de Pesquisa e Prática de Ensino do Instituto de Educação Física da ... -
A educação das relações étnico-raciais nas aulas de educação física em uma escola na cidade do Rio de Janeiro
Esta pesquisa teve como objetivo investigar como é abordado o ensino das relações étnico-raciais nas aulas de Educação Física em uma escola municipal da cidade do Rio de Janeiro-RJ. Inicialmente foi realizado um levantamento ... -
Educação das relações étnico-raciais nas licenciaturas em educação física das universidades públicas do Rio de Janeiro
Este trabalho tem como objetivo investigar como a temática das Relações Étnico-raciais é abordada nos cursos de licenciatura em Educação Física nas Universidade públicas do Estado do Rio de Janeiro. Para este fim pesquisamos ... -
Educação de surdos no Ensino Fundamental I: políticas públicas no município de Niterói e o papel da Educação Física para inclusão
Este trabalho analisa as políticas de inclusão de alunos surdos na educação básica em Niterói, Rio de Janeiro, com foco na Educação Física Escolar (EFE) e nas políticas públicas locais. Através da revisão de diversos ... -
A educação física e a inclusão do deficiente na escola regular
| Posted on: 2016No Brasil a preocupação com a inclusão do deficiente na escola regular ganha força em 1996 quando ocorre a promulgação da atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (Lei 9394). No que se refere a educação física ...