Browsing GGJ - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói by Issue Date
Now showing items 1-20 of 108
-
Jogos e brincadeiras de rua na educação física escolar
| Posted on: 2011Essa pesquisa tem como objetivo o estudo dos jogos e brincadeiras de rua nas aulas de educação física escolar, devido à importância histórica e cultural que o tema apresenta no ambiente escolar. E por perceber que tais ... -
Atividades de aventura na natureza, educação ambiental e educação física escolar
| Posted on: 2013São recentes as investigações a respeito da relação entre atividades de aventura na natureza e educação física escolar. Com o intuito de trazer contribuições à essas investigações, esse trabalho monográfico apresenta ... -
Mídia e educação: a internet como uma ferramenta pedagógica para professores da educação de jovens e adultos (EJA)
| Posted on: 2013Este trabalho de conclusão de curso visa compreender a relação que a mídia vem fazendo com a sociedade desde seu surgimento e, pensar em um modo de viabilizar a internet - a mídia escolhida para ser abordada - como uma ... -
Cinema e educação física: (re)criando possibilidades
| Posted on: 2013Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo explicitar a reflexão a respeito da utilização do audiovisual cinematográfico durante as aulas de educação física escolar. Através da revisão bibliográfica; de entrevistas ... -
Lúdico e escola: implicações para a prática pedagógica
| Posted on: 2013O presente trabalho traz questionamentos acerca de como o lúdico é visto nas escolas e no nosso cotidiano. Seria este apenas uma metodologia de trabalho ou conhecimento? Faz parte de alguma cultura? Como o mesmo contribui ... -
Educação física escolar: promoção da saúde na educação de jovens e adultos
| Posted on: 2014Aspectos relacionados à promoção da saúde despertam grande interesse, dúvidas e discussões no meio escolar, inclusive na educação de jovens e adultos (EJA). Em grande parte os alunos trazem duvidas sobre seu corpo, sobre ... -
Reflexões sobre as masculinidades nas aulas de educação física escolar: o discurso de docentes sobre a exclusão dos alunos
| Posted on: 2014A pesquisa, de caráter qualitativo e exploratório, caracterizou-se por um estudo de caso. Teve por objetivo geral, averiguar os possíveis mecanismos de exclusão de alunos devido à identidades de gênero distintas do padrão ... -
Acrobacias, malabarismo e encenações no contexto da educação física escolar
| Posted on: 2014O circo, enquanto manifestação artística da nossa cultura possui uma linguagem própria que foi construída ao longo dos anos. Tal linguagem foi construída a partir da incorporação e ressignificação de atividades já existentes, ... -
Reflexões sobre as leis inclusivas e a educação física escolar: incluir é possível?
| Posted on: 2015Durante muitos anos, a escola vem sendo considerada um espaço de formação para a vida em sociedade. Em tese, tudo que um indivíduo precisa saber para a convivência em grupo aprenderá lá. Logo, a escola se constitui em um ... -
Risco de diabetes tipo II em escolares do ensino médio
| Posted on: 2015Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2) é uma doença complexa, multifatorial e caracterizada pelo distúrbio do metabolismo, que leva o aumento dos níveis da glicose no paciente, ou seja, quando os alimentos sofrem digestão no ... -
O corpo no espaço/tempo escolar
| Posted on: 2015Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo questionar as relações de ocupação do espaço/tempo no cotidiano escolar dialogando com os diferentes cenários vivenciados ao longo do processo de escolarização. Do ... -
Reflexões sobre uma possível intervenção do professor de educação física na educação infantil: primeiras aproximações
| Posted on: 2016O presente estudo apresenta reflexões a cerca das teorias de aprendizagem de Piaget e Vygotsky na busca de apontar um direcionamento para o trabalho da disciplina educação física na educação infantil. O entendimento de ... -
A atuação do professor de educação física: uma perspectiva do transtorno do espectro autista na rede de ensino regular
| Posted on: 2016O presente trabalho visa apresentar a relevância da educação inclusiva especial no contexto de uma instituição de ensino nas aulas de educação física, com ênfase no Transtorno do Espectro Autista (TEA). Busquei fundamentações ... -
O basquete de rua na educação física escolar: um lance visando uma formação crítica
| Posted on: 2016O objetivo do presente trabalho é analisar criticamente a manifestação esportiva basquete de rua, apresentando reflexões mais aprofundadas a cerca do trabalho nas aulas de educação física escolar do conteúdo basquetebol, ... -
A educação física e a inclusão do deficiente na escola regular
| Posted on: 2016No Brasil a preocupação com a inclusão do deficiente na escola regular ganha força em 1996 quando ocorre a promulgação da atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (Lei 9394). No que se refere a educação física ... -
Entendendo a importância da atuação do profissional de educação física na rede de saúde básica de Niterói através do Pró/PET-Saúde - DCNT (Doenças Crônicas não Transmissíveis)
| Posted on: 2016Expondo a magnitude dos problemas ocasionados pelas Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), o presente trabalho resgata a historicidade da saúde pública brasileira, passando pela implementação do SUS chegando até os ... -
A educação física inserindo o surf no contexto escolar
| Posted on: 2016Este trabalho aborda o surf inserido na educação física escolar, contemplando tanto sua parte histórica, quanto prática e alguns temas transversais, o trabalho visa solucionar um problema muito comum na educação física ... -
A avaliação e suas práticas: o desafio de avaliar o processo ensino-aprendizagem na educação física escolar
| Posted on: 2016Este trabalho questiona a prática avaliativa nas aulas de educação física escolar e aponta caminhos para uma avaliação mais coerente com o discurso dos professores. Sem a intensão de obter respostas concretas e entendendo ... -
O ensino da capoeira nas aulas de educação física no segundo segmento do ensino fundamental
| Posted on: 2016Durante minha participação na disciplina Pesquisa e Pratica de Ensino III (PPEIII) oferecida pelo curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Fluminense (UFF), eu realizei um trabalho, no exercício de ... -
A importância do conteúdo sobre necessidades educacionais especiais no currículo de formação do professor de educação física
| Posted on: 2016Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo explicitar a reflexão a respeito da importância do conhecimento sobre necessidades educacionais especiais no currículo de formação do professor de educação física. ...