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Title: Os Vídeos como Alternativas Didáticas em Conteúdos com Alto Índice de Reprovação
Authors: Gevegy, Marcio Lopes
metadata.dc.contributor.advisor: Paiva, Daniel Costa de
Issue Date: 2019
Abstract: Tendo em vista a popularização da internet, o aumento do uso de dispositivos eletrônicos e o crescimento do ensino na modalidade de Educação à Distância, pesquisa-se sobre os vídeos como alternativas didáticas em conteúdos com alto índice de reprovação. Todos os anos, um grande número de alunos é reprovado ou abandona determinadas disciplinas nas áreas de exatas devido a diversos fatores, um dos quais a não adaptação à metodologia didática adotada pelo docente. Este trabalho tem como foco a busca e apresentação de alternativas para estes casos, no intuito de reduzir o índice de reprovação em disciplinas de cálculo e de programação, também fornece um repositório de conteúdos para os alunos utilizarem como reforço. Os vídeos foram o recurso didático escolhido por possibilitar a disponibilização de aulas com diferentes metodologias didáticas. A solução proposta aqui é de que um mesmo conteúdo sendo abordado com metodologias didáticas distintas em cada um dos vídeos vai contribuir de modo significativo para que o aluno tenha autonomia de escolha, favorecendo a assimilação, aprendizado e aplicação do conhecimento necessário para aquelas disciplinas. Após a identificação das disciplinas com maior índice de reprovação do curso de Licenciatura em Computação do INFES/UFF, foram catalogados vídeos aderentes e com abordagens diversificadas dos conteúdos programáticos, os quais estão organizados, com resumos breves e fonte disponível no repositório online desenvolvido. O ambiente elaborado possibilita inclusões a qualquer tempo de modo que evolutivamente pode aumentar seu nível de contribuição. Próximos passos envolvem aumentar a quantidade de material catalogado, assim como buscar junto a discentes e docentes a colaboração no sentido de qualificar o repositório.
metadata.dc.description.abstractother: In view of the popularization of the internet, the increase in the use of electronic devices and the growth of the teaching in the modality of Distance Education, we search about the videos as didactic alternatives in contents with high index of disapproval. Every year, a large number of students are disapproved of or abandon certain subjects in the exact areas due to several factors, one of which is the non-adaptation to the didactic methodology adopted by the teacher. This work focuses on the search and presentation of alternatives to these cases, in order to reduce the failure rate in the calculation and programming disciplines, also provides a content repository for students to use as reinforcement. The videos were the didactic resource chosen for enabling the availability of classes with different didactic methodologies. The solution proposed here is that the same content being addressed with different didactic methodologies in each of the videos will significantly contribute to the student having autonomy of choice, favoring the assimilation, learning and application of the knowledge necessary for those disciplines. After the identification of the disciplines with the highest reprobation index of the INFES / UFF Computing Licensing course, adherent videos were cataloged and with diverse approaches to program content, which are organized with brief summaries and source available in the online repository developed. The elaborate environment enables inclusions at any time so that evolutionarily can increase your level of contribution. Next steps involve increasing the amount of cataloged material, as well as seeking collaboration with students and faculty in order to qualify the repository.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/12424
Appears in Collections:PCL - Trabalhos de Conclusão de Curso - Santo Antônio de Pádua

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