Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/12442
Title: Emissões e recepções da sociologia no ensino médio em Niterói: uma síntese entre prática e teoria
Authors: Freitas, Ester Gonçalves
metadata.dc.contributor.advisor: Fialho, Carlos Eduardo Machado
metadata.dc.contributor.members: Silveira, Elisabete Cristina Cruvello da
Silva, Dagmar Mello e
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: A Sociologia é uma ciência que se dispõe a estudar, entender e buscar resultados frente às questões que permeiam a sociedade, em larga e/ou em curta escala. Neste sentido, esta monografia busca analisar a representatividade do papel da Sociologia escolar para alunos do terceiro ano do ensino médio de quatro instituições do município de Niterói, bem como apontar a percepção dos docentes a respeito do significado do ensino da Sociologia para seus alunos. As questões norteadoras da pesquisa são: Como os discentes percebem o papel da Sociologia Escolar em seu cotidiano? Como os docentes captam a receptividade do ensino da Sociologia, a partir da correlação entre a Sociologia histórica e a prática da Sociologia. Metodologicamente, a monografia emprega a aplicação de questionários a amostra de trinta e dois discentes e três docentes, distribuídos entre duas escolas da rede pública e duas de ensino privado. Ademais, realiza uma revisão bibliográfica crítica adotando os conceitos de representatividade de Viana, a abstração acerca da Sociologia Escolar de Moraes e imaginação sociológica de Mills. A pesquisa realizada sugere que as dinâmicas de emissão e recepção da Sociologia no Ensino Médio são deficitárias, dificultando a compreensão do papel da Sociologia como disciplina escolar de cunho crítico e prático.
metadata.dc.description.abstractother: Sociology is a science that intend to study, understand and find results on issues that permeate society on a large and small scale. In this sense, this monograph seeks to analyze the representativeness of the educational sociology for students of the last year of high school in four different institutions at the city of Niterói, as well as to point out the teachers' perception about the meaning of teaching Sociology for their own students. The leading questions for the research are: How students perceive the role of educational Sociology in their everyday life? How the teachers perceive the receptivity of teaching Sociology based on the correlation between historical Sociology and the practice of Sociology. This monograph uses as metholody the application of questionnaires to thirty-two students and three teachers distributed among two public schools and two private schools. Furthermore, this research realize a bibliographical review adopting the concepts of representativeness of Viana, the abstraction about the Sociology School of Moraes and sociological imagination of Mills. The research suggests that the dynamics of the issue and reception of Sociology in High School are deficient, making it difficult to understand the role of Sociology as a school discipline of a critical and practical nature.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/12442
Appears in Collections:GSC - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - ESTER GONÇALVES FREITAS.pdf1.32 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons