Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/12448
Title: Uma proposta de ações para mitigação da evasão escolar em uma instituição privada de ensino superior
Other Titles: A proposal for school evolution mitigation actions in a private higher education institution
Authors: Oliveira, Luiz Rogério Cordeiro de
metadata.dc.contributor.advisor: Costa, Stella Regina Reis da
metadata.dc.contributor.members: Meiriño, Marcelo Jasmim
Machado Júnior, Hélio Fernandes
Issue Date: 2019
Citation: OLIVEIRA, Luiz Rogério Cordeiro de. Uma proposta de ações para mitigação da evasão escolar em uma instituição privada de ensino superior . Dissertação (Mestrado Profissional m Sistemas de Gestão)-Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
Abstract: As instituições de ensino superior estão, permanentemente, acompanhando a dinâmica do mercado educacional e vem buscando a melhoria contínua da qualidade dos seus serviços de ensino prestados aos seus clientes finais. Estas organizações são desafiadas constantemente a promover novas expectativas que possam encantar e fidelizar os mais exigentes consumidores do terceiro milênio. Neste sentido, esta pesquisa tem por objetivo apresentar uma proposta de ações para a redução da evasão escolar buscando melhorar a qualidade do ensino para manter o aluno matriculado e ativo no curso superior através da implantação de melhores processos de ensino e aprendizagem. Utilizou-se os conceitos da escala SERVQUAL de satisfação/insatisfação e outras abordagens da literatura para construção de um questionário distribuído a alunos de um curso de uma instituição privada de ensino superior. Dos 255 alunos participantes 40% são do sexo masculino, com idade variando de 22 e 49 anos, dos quais aproximadamente 73% trabalham formalmente. Já o público feminino está representado por 153 alunas ou 60% do total pesquisado, com idade variando entre 19 e 42 anos, das quais 67% declararam trabalhar formalmente. Após a coleta do questionário de pesquisa procedeu-se a análise qualitativa das evidências. Conclui-se que é necessária a adoção de medidas que humanizem as instituições e foquem no aluno, aproximando-o pelo exercício do diálogo, contribuindo para a mitigação da evasão dos discentes de cursos de nível superior.
metadata.dc.description.abstractother: Higher education institutions are constantly following the dynamics of the educational market and have been seeking the continuous improvement of the quality of their education services provided to their final clients. These organizations are constantly challenged to promote new expectations that can delight and retain the most demanding consumers of the third millennium. In this sense, this research aims to present a proposal for actions to reduce school dropout seeking to improve the quality of teaching to keep students enrolled and active in higher education through the implementation of better teaching and learning processes. The concepts of the SERVQUAL scale of satisfaction / dissatisfaction and other approaches of the literature to construct a questionnaire distributed to students of a course of a private institution of higher education were used. Of the 255 participating students 40% are male, ranging in age from 22 to 49, of which approximately 73% work formally. Already the female audience is represented by 153 students or 60% of the total surveyed, ranging in age from 19 to 42 years, of which 67% declared to work formally. After collecting the research questionnaire, a qualitative analysis of the evidences was performed. It is concluded that it is necessary to adopt measures that humanize the institutions and focus on the student, bringing them closer to the exercise of dialogue, contributing to the mitigation of the dropout of higher education students. Keywords: Service management. Student support. Socialization environment. SERVQUAL scale.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/12448
Appears in Collections:MSG - Teses e Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissert Luiz Rogério Cordeiro de Oliveira.pdf800.36 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.