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Title: Discutindo relações étnico-raciais na escola: relato de uma experiencia de educação antirracista no Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho (IEPIC) em Niterói
Authors: Magalhães, Natan Morais
metadata.dc.contributor.advisor: Teixeira, Rosana da Câmara
metadata.dc.contributor.members: Barreto, Alessandra Siqueira
Silveira, Elisabete Cristina Cruvello da
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: Este trabalho consiste em um relato etnográfico de uma experiência de estágio no contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID CAPES) ocorrida entre 2014 e 2017, no Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho (IEPIC) que se localiza no centro da cidade de Niterói. Trata-se de uma escola de formação de professores com uma grande tradição e que nos seus 182 anos de existência tem recebido um público majoritariamente feminino. Partindo da hipótese de que é fundamental discutir a questão racial no espaço escolar brasileiro, este trabalho apresenta algumas reflexões a partir da oficina de bonecas negras realizada na sala Griot. Antes da minha chegada ao IEPIC, a professora de geografia Perses Canellas, idealizadora da sala Griot, desenvolveu vários trabalhos acerca da questão racial e foi contemplada pelo projeto “A cor da cultura”. No entanto, com sua aposentaria, o espaço foi desativado sendo usado como depósito de materiais que poderiam, inclusive, ser descartados por conta do seu estado de conservação deteriorado. Neste texto, pretendo descrever a história da sala Griot, seu processo de reinauguração, e apresentar o relato de uma experiência pedagógica: a oficina de bonecas negras que teve por objetivo contribuir para construção de práticas pedagógicas voltadas para uma educação antirracista.
metadata.dc.description.abstractother: This work consists of an ethnographic report of a traineeship experience in the context of the PIBID (Institutional Scholarship Program for Teaching Initiation - CAPES), which took place between 2014 and 2017, at the Institute of Education Professor IsmaelCoutinho (IEPIC). This is a school of teacher training with a great tradition and that in its 182 years of existence has received a mainly female audience. Starting from the hypothesis that it is fundamental to discuss the racial question in the Brazilian school space, this work presents some reflections from the workshop of black dolls with black protagonism realized in the room Griot.Before my arrival at the IEPIC, the geography teacher Perses Canellas, creator of the Griot room, developed several works on the racial issue and used the project "The Color of Culture". This culture project of appreciation of Afro-Brazilian culture has existed since 2004 and has been supported by some organizations: Canal Futura, Petrobras, the Information Center and Documentation of the Black Artist / CIDAN, the Ministry of Education / MEC, the Palmares Foundation, TV Globo and the Special Policy Secretariat Promotion of Racial Equality / SEPPIR. However, with her retirement, the space was deactivated being used as a deposit of materials that could even be discarded due to its deteriorated state of conservation. In this text, I intend to describe the story of the Griot room and the process of reopening this room, seeking to give it a new life and to report the black doll workshop that aimed to contribute to antiracist education.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/12454
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