Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/12459
Title: Bibliotecários das escolas da rede municipal, da cidade de Rio Grande e o seu papel de mediador da informação
Other Titles: Librians of the municipal network of schools from Rio Grande city and its role as mediator of information
Authors: Amaral, Brendon William
Lira, Edna Karina da Silva
Barros, Gilmar Gomes de
Miranda, Angélica C. D.
Issue Date: 2018
Citation: AMARAL, Brendon William; LIRA, Edna Karina da Silva; BARROS, Gilmar Gomes de; MIRANDA, Angélica C. D. Bibliotecários das escolas da rede municipal, da cidade de Rio Grande e o seu papel de mediador da informação. In: ENCONTRO NACIONAL DOS ESTUDANTES DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO, CIÊNCIA E GESTÃO DA INFORMAÇÃO, 41., Rio de Janeiro, 2018. Anais... Rio de Janeiro: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2018. p.1-12.
Abstract: Em uma sociedade que a informação está explícita, em contrapartida, o hábito de ler está cada vez mais escasso é importante ressaltar que a biblioteca escolar, por ser muitas vezes a primeira fonte de leitura do ser humano, deve ser o elemento primordial para incentivar essa prática, e o bibliotecário por sua vez deve se envolver em práticas estudantis para exercer o seu papel de mediador da informação. O presente trabalho tem por objetivo demonstrar quais os meios que os bibliotecários utilizam para exercer seu papel, bem como identificar os recursos disponíveis na instituição e analisar em que nível está a procura que alunos e professores têm para com a biblioteca e seus serviços. Trazendo um levantamento bibliográfico com autores que abordam o assunto e posteriormente formando um questionário para ser aplicado aos profissionais das bibliotecas da rede municipal da cidade de Rio Grande. Com os resultados obtidos pode-se afirmar que a biblioteca escolar vem mudando, cada vez mais, o bibliotecário vem buscando meios para exercer o seu trabalho e contribuir para a educação, mas é preciso que as políticas mudem para que o profissional efetivamente contribua lado a lado com as práticas pedagógicas das instituições.
metadata.dc.description.abstractother: In a society where information is explicit, but in return the habit of reading is increasingly scarce, it is important to emphasize that the school library, since it is often the first source of reading for the human being, must be the primordial element for encourage this practice, and the librarian in turn should engage in student practices to play his or her role as mediator of information. The purpose of the present work is to demonstrate the means that librarians use to play their role, as well as to identify the resources available in the institution and analyze the level at which students and teachers are looking for the library and its services. Bringing a bibliographical survey with authors that approach the subject and later forming a questionnaire to be applied to the professionals of the libraries of the municipal network of the city of Rio Grande. With the results obtained it can be affirmed that the school library is changing, the librarian is increasingly looking for ways to carry out his work and contribute to education, but it is necessary that the policies change so that the professional effectively contributes side to pedagogical practices of institutions.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/12459
Appears in Collections:ENEBD - Anais do XLI Encontro Nacional de Estudantes de Biblioteconomia e Documentação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
108.pdf480 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.