Metadata
Show full item record
QUÍMICA COM ARTE PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA
Educação ambiental
Temas geradores
Pedagogia crítica
Educação ambiental
Ensino de química
Recurso didático
Ensino médio
Processo de ensino-aprendizagem
Interdisciplinary
Environmental education
Generative themes
Critical pedagogy
El Jamal, Natasha Obeid | Posted on:
2018
Abstract
Através de um trabalho interdisciplinar com duas turmas de segundo ano do ensino médio no Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho (Niterói-RJ), um curso Normal de currículo mínimo pouco conteudista e que admite o desenvolvimento de projetos extraclasse, a educação ambiental crítica foi posta em prática. Temas geradores como poluição do ar, solo e água permitiram a discussão de diversas questões sociais, econômicas e políticas e o ensino de conceitos científicos subordinados a essas abordagens temáticas, em uma aula continuada. A educação ambiental aliada à pedagogia crítica defende modos de prática pedagógica em que professores e alunos se tornem agentes críticos que questionem ativamente, negociando a relação entre teoria e prática, entre a análise crítica e o senso comum, e defende o desenvolvimento de uma consciência de liberdade por parte do estudante. O trabalho como um todo leva o conhecimento científico aos alunos para que eles questionem a realidade do mundo em que vivem. Além de uma aula expositiva, foi realizado um campo pelos alunos e por espaços que permeiam seus cotidianos para uma exposição fotográfica que representasse os tipos de poluição. As duas turmas também participaram de um jogo teatral que trata questões ambientais e conceitos da química como a chuva ácida e a corrosão química. Ao contrário de uma metodologia tradicional e um modelo de educação bancária, a partir do verdadeiro uso da interdisciplinaridade, contextualização e de temas geradores, foi possível realizar um projeto atento ao aluno enquanto ser crítico e dotado de racionalidade criativa, transformando o ambiente escolar em mais atrativo e promovendo relações pedagógicas de afetividade
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
EL JAMAL, Natasha Obeid. Química com arte para a educação ambiental crítica. 2018. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação - Licenciatura em Química)-Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, 2018.Subject(s)
InterdisciplinarEducação ambiental
Temas geradores
Pedagogia crítica
Educação ambiental
Ensino de química
Recurso didático
Ensino médio
Processo de ensino-aprendizagem
Interdisciplinary
Environmental education
Generative themes
Critical pedagogy
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: