Metadata
Show full item record
O USO DE SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS PARA O ENSINO DE FÍSICA NUCLEAR
Silva, Hialefson Matheus da | Posted on:
2019
Abstract
O Ensino de Física no Brasil, ao longo do tempo, vem adquirindo novos formatos
na tentativa de conectar a tecnologia com a aprendizagem, sendo capaz de explicar
o funcionamento dos aparatos tecnológicos. Neste cenário, estratégias para o ensino
da Física Nuclear foram desenvolvidas, uma vez que existem inúmeras limitações
que inviabilizam a realização de experimentos, como por exemplo, o alto custo dos
aparatos experimentais, a dificuldade de aquisição e manipulação perigosa de materiais. Sendo assim, para garantir a aprendizagem da Física Nuclear, esta pesquisa
se fundamentou na utilização de simulações computacionais do portal PhET como
recurso didático nas aulas de Física. Como produto deste trabalho foram elaborados roteiros direcionados aos professores com a intenção de orientá-los e auxiliá-los
na aplicação das simulações em suas aulas, além de contribuir com a discussão dos
conceitos físicos, seguindo a metodologia de aplicação dos Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov e Angotti, e propiciando uma aprendizagem significativa segundo
o conceito de David Ausubel. Este trabalho é um modelo aplicável como um manual de instruções para associar a tecnologia com o ensino por meio das simulações
computacionais prestigiando o ensino de ciências em escolas de ensino médio.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoLicense Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: