Metadata
Show full item record
O IMPACTO DA METODOLOGIA DE ENSINO UTILIZADA NO PROJETO PRÉ-INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ESTUDO DA FÍSICA CLÁSSICA
ensino-aprendizagem
experimentação
Física Clássica
Ensino
Apredizagem
Young Talents
teaching-learning
experimentation
Constant, Shumylle Topázi | Posted on:
2019
Abstract
Neste trabalho exploramos a metodologia de ensino vigente no projeto "Pré-iniciação
cientí ca para o estudo da Física Clássica", do Programa Jovens Talentos para a Ciência
da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
(FAPERJ) e Centro de Ciências do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) que está sendo
aplicado, desde o ano de 2011, na Universidade Federal Fluminense (UFF), no Instituto
do Noroeste Fluminense de Educação Superior (INFES) na cidade de Santo Antônio
de Pádua-RJ. No decorrer do trabalho, analisamos a posição de diversos autores que
descrevem em suas obras soluções para enriquecer o ensino-aprendizagem e a metodologia
de ensino (didática) utilizada pelos professores, visando veri car se a didática utilizada
neste projeto realmente ajuda os participantes a compreenderem os assuntos relacionados
à Física Clássica. Os dados para as análises foram coletados através de um questionário
aplicado aos alunos que estudaram no Programa Jovens Talentos para a Ciência, no
projeto de "Pré-iniciação cientí ca para o estudo da Física Clássica", onde averiguamos
o impacto que esse programa causou na vida de cada aluno.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSubject(s)
Jovens Talentosensino-aprendizagem
experimentação
Física Clássica
Ensino
Apredizagem
Young Talents
teaching-learning
experimentation
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: