Metadata
Show full item record
UTILIZAÇÃO DE MAQUETES COMO FERRAMENTA FACILITADORA PARA O APRENDIZADO SOBRE RADIAÇÃO NO ENSINO MÉDIO
Maquetes
Conceitos Prévios
Ensino de física
Aprendizagem significativa
Efeitos biológicos da radiação ionizante
Meaningful Learning
Models
Previous Concepts
Tavares, Carollayne da Silva Lopes | Posted on:
2019
Abstract
O ensino de Física é um processo em pleno desenvolvimento, o qual requer, em
inúmeras vezes, a utilização de meios que o facilitem. Diante disso, é sempre necessário
considerar alternativas que façam a interligação dos conteúdos com o cotidiano dos
alunos e nesta ocasião podem ser realizadas atividades com a utilização dos conceitos
prévios. Diante deste contexto, o presente trabalho apresenta a utilização de uma
estratégia pedagógica que utiliza maquetes para introduzir as aulas sobre radiação. Para
esta pesquisa foi utilizado o estudo de caso. A referida estratégia foi realizada em duas
escolas públicas da cidade de Santo Antônio de Pádua/RJ. Como fundamentação teórica
adotou-se a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel com enfoque em
subsunçores e organizadores prévios. Os dados coletados através dos questionários
demonstram uma boa compreensão das aplicações da radiação/radioatividade e uma
avaliação positiva da estratégia pedagógica utilizada, demonstrando assim que as
maquetes foram um importante recurso para o processo de ensino aprendizagem do
referido tema.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSubject(s)
Aprendizagem SignificativaMaquetes
Conceitos Prévios
Ensino de física
Aprendizagem significativa
Efeitos biológicos da radiação ionizante
Meaningful Learning
Models
Previous Concepts
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: