Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/12497
Title: Conhecendo o Alfabeto: Alfabetização e Aprendizado de Idiomas em uma Abordagem Sinestésica
Authors: Delgado, Rafaela Marchito
metadata.dc.contributor.advisor: Paiva, Daniel Costa de
Issue Date: 2017
Abstract: A tecnologia está cada vez mais presente na vida das pessoas, e atualmente são empregadas constantemente para o desenvolvimento educacional no ambiente escolar. E sob esta concepção, este trabalho apresenta um aplicativo educacional, construído para o auxílio do ensino do alfabeto e seus fonemas, em diferentes idiomas, sendo eles: Português, Espanhol, Inglês e Francês. De forma sinestésica, o aplicativo utiliza imagens, sons e palavras, indicado para alunos em fase de alfabetização do ensino fundamental I, com uma interface planejada para a fácil utilização e dinamismo. O aluno utiliza apenas o mouse para jogar e aprende a letra que quer na ordem que quer assim como o idioma que preferir. Para avaliar a usabilidade do aplicativo foi aplicado um questionário pós-aplicativo. Em trabalhos futuros pretende-se adaptar o aplicativo para tablets e smartphones, uma vez que a maioria dos alunos de escola pública não tem acesso a computadores, porém a tem o acesso a dispositivos móveis.
metadata.dc.description.abstractother: Technology is increasingly present in people's lives, and currently are constantly employed for educational development in the school environment. And under this conception, this work presents an educational game, built to aid the teaching of the alphabet and its phonemes, in different languages, being: Portuguese, Spanish, English and French. In a synaesthetic way, the game uses images, sounds and words, indicated for students in the literacy phase of elementary school I, with an interface designed for easy use and dynamism. The student uses only the mouse to play and learns the letter he wants in the order he wants as well as the language of his choice. To evaluate the usability of the game, a post-game questionnaire was applied. In future, work is intended to adapt the game for tablets and smartphones, since most public school students do not have access to computers, but has access to mobile devices.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/12497
Appears in Collections:PCL - Trabalhos de Conclusão de Curso - Santo Antônio de Pádua

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TFC-Rafaela.pdf5.79 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons