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Title: O Acesso à Escola em Áreas Rurais e a Escolarização no Campo: Um Estudo Sobre Transporte Escolar em um Município do Noroeste Fluminense
Authors: Silva, Matheus dos Santos da
metadata.dc.contributor.advisor: Lima Junior, Maurílio Machado
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: O presente estudo aborda questões relacionadas à educação no campo, concentrando-se nos problemas relativos às formas de acesso à escola pública de estudantes brasileiros residentes em áreas rurais. Particularmente, o trabalho trata do atendimento do transporte escolar em uma área rural de um município do noroeste fluminense (RJ). Assim, o que se busca aqui é trazer reflexões sobre como os estudantes de áreas rurais vivenciam problemas de acesso ao ambiente escolar e se tal experiência pode influenciar no processo de ensino-aprendizagem, assim como na permanência e na evasão escolar. Parto da hipótese de que o fracasso e a evasão escolar que ocorrem em escolas do campo podem decorrer das condições de acesso à escola e da precariedade do ambiente escolar. E, nesse sentido, o problema do acesso e do transporte escolar deveriam ser compreendidos mais seriamente como um problema decisivo pelas políticas de educação em municípios brasileiros que possuem escolas em áreas rurais. Mediante esse estudo gostaria então de evidenciar qual a necessidade de maiores investimentos em transporte, entendendo isto como uma maneira de fortalecer uma educação que valorize a cultura do campo e proporcione melhores condições de sucesso e permanência nos estabelecimentos de ensino.
metadata.dc.description.abstractother: The present study addresses issues related to the education in the countryside, fo-cusing on the problems related to the access to the public school of Brazilian stu-dents residing in rural areas. In particular, the work deals with school transportation service in a rural area of in the northwest of Rio de Janeiro. Thus, what is sought here is to reflect on how students in rural areas experience problems of access to the school environment and whether such experience can influence in the teaching-learning process, as well as in permanence and in school drop-out. I start from the hypothesis that failure and the school dropout occurring in rural schools may be due to the conditions of access to school and the precariousness of the school environ-ment. And, in this sense, the problem of school access and transportation should be more seriously understood as a decisive problem for education policies in Brazilian municipalities that have schools in rural areas. Through this study I would like to highlight the need for greater investments in transportation, understanding this as a way to strengthen an education that values the culture of the countryside and pro-vides better conditions for success and permanence in educational establishments
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/12513
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