Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/12524
Title: Avaliação do programa saúde da família pela percepção dos usuários: realidade de uma USF na cidade de Barra Mansa/RJ
Authors: Boechat, Beatriz Maradeia
Oliveira, Fernanda Mendonça de
metadata.dc.contributor.advisor: Thielmann, Ricardo
metadata.dc.contributor.members: Affonso, Ligia Maria Fonseca
Rodrigues, Luiz Carlos
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: BOECHAT, Beatriz Maradeia; OLIVEIRA, Fernanda Mendonça de. Avaliação do programa saúde da família pela percepção dos usuários: realidade de uma USF na cidade de Barra Mansa/RJ. 2018. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública)- Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Fluminense, 2018.
Abstract: Em três décadas de existência, o Sistema Único de Saúde (SUS) expandiu o acesso da atenção básica por meio da Estratégia de Saúde da Família (ESF), através de programas arrojados com a finalidade de modernizar o paradigma assistencial brasileiro. Assim, foram adotados programas específicos, como o Programa Saúde da Família (PSF), composto por multiprofissionais que acompanham diretamente as famílias. Tal estratégia já alcançou, nos últimos anos, mais de 90% dos municípios brasileiros, chegando a uma cobertura de 82 milhões de habitantes para 28 mil equipes estabelecidas. Diante deste cenário, o questionamento de gestores públicos, principalmente no âmbito federal, em relação à satisfação dos serviços de saúde também aumentou. Para tanto, o governo federal, publicou em 2011, um estudo com a finalidade principal avaliar a percepção da população sobre serviços prestados pelo SUS, a amostragem considerou a distribuição dos domicílios em cotas para Brasil e regiões. Assim, de forma particular, avaliando a satisfação dos usuários, como indicador de qualidade aos serviços prestados pelo SUS e ao PSF, no contexto de uma unidade básica de saúde, traz como questionamento: Quais são as reais dificuldades dos usuários de uma determinada Unidade de Saúde da Família (USF) do município de Barra Mansa? Para tanto, tem como objetivo geral verificar a satisfação dos usuários referente ao Programa Saúde da Família no contexto de uma Unidade de Saúde Básica de Barra Mansa, estado do Rio de Janeiro. Bem como os objetivos específicos, abordar sobre o PSF enquanto estratégia do Ministério da Saúde, conceituando e caracterizando; conhecer sobre a pesquisa nacional sobre qualidade e satisfação dos serviços públicos e dos serviços prestados pelo SUS e; identificar junto aos usuários do PSF sua percepção sobre a unidade e as dificuldades que encontram no atendimento. Metodologicamente, o artigo se caracteriza em sua primeira parte como uma revisão e posteriormente por pesquisa de satisfação dos usuários da USF Maria Verônica da Silva. A pesquisa retratou pontos convergentes e divergentes em relação à pesquisa publicada pelo governo federal com a realizada na localidade da unidade, apontando de modo particular a percepção dos usuários quanto a qualidade dos serviços prestados pelo SUS e em especial, avaliando o PSF que atende a região.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/12524
Appears in Collections:APD - Trabalhos de Conclusão de Curso - Volta Redonda

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Beatriz_Fernanda 2018.pdfArtigo científico631.45 kBAdobe PDFView/Open
Termo de aprovação.pdfTermo de aprovação156.72 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons