Metadata
Show full item record
TERRITÓRIOS DE FORMAÇÃO DA LICENCIATURA INTERDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO DO CAMPO (UFF): HISTÓRIA, SABERES E CULTURAS INDÍGENAS ENQUANTO PRÁTICA DECOLONIALS
Povos indígenas
Formação de educadores do campo
Retomada de saberes
Decolonialidade
Educação do campo - aspecto histórico
Rural education
Indigenous peoples
Rural educators formation
Resumption of knowledge
Decoloniality
Nogueira, Letícia Pereira Mendes | Posted on:
2019
Abstract
O curso de educação do campo tem como um dos seus objetivos contribuir com a formação de educadores engajados com as lutas dos povos do campo, entre estas, as lutas povos indígenas. As nações indígenas na América Latina, historicamente, têm sofrido com o projeto colonial, com o apagamento dos seus saberes e culturas, com as práticas de genocídios e invasões dos seus territórios. O projeto de colonialidade se mantém e se atualiza de diferentes formas, uma delas por meio da educação escolar, quando os projetos educativos nas comunidades não incluem as histórias, os saberes, as culturas e as ancestralidades dos povos indígenas. Considerando esses elementos, a presente pesquisa está dividida em dois objetivos principais: [1] conhecer a representatividade indígena na matriz formativa do curso Licenciatura Interdisciplinar em educação do campo da UFF; [2] conhecer as contribuições da disciplina “história e cultura dos povos indígenas” na formação de educadores do campo. Para a realização da pesquisa foi adotada a abordagem qualitativa e exploratória, com enfoque interpretativo. No processo de coleta de dados utilizamos diferentes instrumentos aplicados em três etapas: análise documental - estudo das ementas das disciplinas obrigatórias e optativas e do projeto pedagógico do curso; aplicação de questionário - relacionadas à disciplina “história e cultura dos povos indígenas” e ao perfil sociodemografico das estudantes que cursaram a disciplina; diário de formação - resgate das informações registradas ao longo da trajetória acadêmica. Os principais resultados, referentes ao primeiro objetivo da pesquisa, indicam que o curso, por meio da abordagem interdisciplinar, tem trabalhado temas relacionados à história, às lutas e às culturas dos povos indígenas de forma articulada aos conhecimentos das áreas de ciências humanas e sociais. Por sua vez, os resultados associados ao segundo objetivo de pesquisa sinalizam, entre outros aspectos, que a disciplina auxilia o futuro educador do campo, na construção de uma prática pedagógica crítica aos processos de negação de direitos educativos diferenciados, enquanto continuidade da lógica colonial
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
NOGUEIRA, Letícia Pereira Mendes. Territórios de formação da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo (UFF): história, saberes e culturas indígenas enquanto prática decolonial. 2019. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal Fluminense, Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Santo Antônio de Pádua, 2019.Subject(s)
Educação do campoPovos indígenas
Formação de educadores do campo
Retomada de saberes
Decolonialidade
Educação do campo - aspecto histórico
Rural education
Indigenous peoples
Rural educators formation
Resumption of knowledge
Decoloniality
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: