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Title: Processo de Enfermagem: por um conceito como elemento do cuidado de enfermagem hospitalar
Other Titles: Nursing Process: for a concept as component of hospital nursing care
Proceso de Enfermería: por un concepto como elemento del cuidado
Authors: Azevedo, Suely Lopes de
metadata.dc.contributor.advisor: Porto, Isaura Setenta
metadata.dc.contributor.members: Porto, Isaura Setenta
Reis, Cássia Barbosa
Espírito Santo, Fátima Helena do
Issue Date: 2016
Citation: AZEVEDO, Suely Lopes de. Processo de Enfermagem: por um conceito como elemento do cuidado em enfermagem hospitalar. 2016. 355 f. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem Anna Nery, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Abstract: A pesquisa elaborou o conceito “Processo de Enfermagem” (PE). Partiu de reflexão sobre o potencial conceito e suas possíveis articulações com o cuidado de enfermagem hospitalar, pois a literatura mostra suas definições como conflituosas e contraditórias além de não estarem organizadas num conceito. O estudo teve como objetivos: 1) Identificar as definições atribuídas ao PE, a partir de bases literárias da Enfermagem; 2) Elaborar o conceito preliminar “Processo de Enfermagem”, a partir de bases literárias da Enfermagem e 3) Analisar as implicações deste conceito como elemento essencial do cuidado de enfermagem hospitalar. O método utilizado foi a operacionalização das estratégias de derivação, síntese e análise do conceito baseada na fundamentação teórica da Análise de Conceito proposta por Walker e Avant (2005). A partir da literatura foi composto um corpus de dados, com 108 produções científicas, cujos conteúdos foram submetidos à análise lexical realizada por programa informatizado Alceste. Os resultados desta análise expressaram-se em cinco blocos temáticos que geraram sete classes temáticas, a saber: Bloco temático I (classe 4). Evolução do PE no ensino, prática e na pesquisa; Bloco temático II (classe 2). Dimensões gerenciais e do cuidado na implantação do PE; Bloco temático III (classes 1 e 3). O PE e a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) nos contextos sociocultural e assistencial - dimensões teóricas, práticas e sociais; Bloco IV (classe 7) - Sistemas informatizados dos registros de enfermagem nos serviços de saúde; e, Bloco V (classe 5 e 6) - A prática dos registros de enfermagem nos serviços de saúde. Também foram identificados as recorrências e os elementos constituintes que possibilitaram a elaboração das definições teórica e operacional do conceito Processo de Enfermagem. Este conceito poderá tornar-se um conteúdo acessível para a Enfermagem, bem como contribuir para melhor compreensão e utilização do processo de cuidar, que parte da análise de uma base teórica fundamentada em uma realidade profissional. A utilização desta base teórico-conceitual poderá fortalecer a prática, esclarecer outros conceitos, tornar mais visível o processo de trabalho da enfermeira e dos demais integrantes da equipe de enfermagem no desempenho de suas ações assistenciais contribuindo para a condução de uma reflexão crítica sobre o Processo de Enfermagem.
metadata.dc.description.abstractother: This research developed the concept of "Nursing Process" (PE). It departed from the reflection of this potential concept and its possible articulations with the nursing care, since the literature shows PE definitions as conflicting and contradictory besides not organized on a concept. The study objectives were: 1) to identify the definitions assigned to PE from nursing literature; 2) to elaborate a preliminary concept of „Nursing Process‟ from nursing literature and 3) to analyze the implications of this concept as an essential element of hospital nursing care. The method employed was the operationalization of the strategies of derivation, synthesis and concept analysis based on the theoretical foundation of concept analysis proposed by Walker and Avant (2005). From the literature, we composed the dataset consisting of 108 scientific publications, whose contents have been subjected to lexical analysis performed by a computer program – Alceste. The results of this analysis were expressed in five thematic blocks that generated seven thematic classes, namely: Thematic Block I (Class 4) EP Evolution in teaching, practice and research; Thematic Block II (Class 2) Management and care dimensions in the implementation of PE; Thematic block III (Class 1 and Class 3) The PE and the Systematization of Nursing Care (SAE) in sociocultural and care contexts - theoretical, practical and social dimensions; Block IV (class 7) Computerized systems of nursing records in health care services; and Block V (class 5 and 6) Practice of Nursing Records In Health Services. In addition, identified recurrences and elements constituents permitted the creation of theoretical and operational definitions of the concept of Nursing Process. This concept may become an accessible content for Nursing, as well as to contribute to better understanding and usage of the care process, which starts from an analysis of a theoretical basis grounded on professional reality. The use of this theoretical-conceptual basis could strengthen the practice, clarify other related concepts, and make the nursing work process more noticeable about its performance of health care actions ultimately contributing to conduct a critical reflection on the Nursing Process.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/12565
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