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POLÍTICAS PÚBLICAS AMBIENTAIS NA CIDADE DE APERIBÉ-RJ: DAS ATIVIDADES DE FUNDIÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Educação ambiental
Educação contra a barbárie
Racisco ambiental
Fundição
Educação do campo
Environmental public policies
Environmental education
Education against barbarism
Environmental racism
Foundry
Faria, Efrain Francisco | Posted on:
2019
Abstract
Este trabalho é pensado a partir da ótica da educação do campo e, por conseguinte, das lutas sociais, políticas, econômicas e ambientais que caracterizam os territórios nacionais. A pesquisa se propõe a estudar a dinâmica das políticas públicas ambientais e a educação ambiental no município de Aperibé-RJ, concentrando-se, principalmente nas consequências ambientais das atividades de fundição das indústrias metalúrgicas que atuam na região. Diante dessa realidade, este trabalho contempla o seguinte objetivo geral: analisar as políticas públicas ambientais no município de Aperibé-RJ, especialmente, suas contribuições voltadas à educação ambiental, dentro e fora das escolas, enquanto possibilidade de reflexão das condições essenciais para a vida. Metodologicamente, na etapa de coleta de dados, foi utilizado entrevistas semiestruturadas, aplicadas aos gestores municipais que atuam na Secretaria Municipal de Educação, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e na Secretaria Municipal de Infraestrutura Orçamentária. Para análise dos dados, foi adotada a análise do discurso como conceito e ferramenta metodológica da pesquisa qualitativa. Os principais resultados indicam que os gestores municipais não consideraram as fundições como provedoras de grandes impactos ambientais, desencadeando em uma visão política que não consegue romper com as lógicas de degradação. Os resultados sinalizam, também, que as perspectivas das políticas voltadas à educação ambiental na cidade de Aperibé, encontrando-se pouco comprometidas com um modelo de educação crítica. As informações da pesquisa sugerem, também, que falta qualificação dos profissionais e dos técnicos das secretarias, dificulta outras abordagens de projetos de educação ambiental, pautados em perspectivas mais amplas de conscientização ambiental. Essa ausência de formação não contribui para o rompimento das lógicas de barbárie ambiental instaladas na cidade, as quais estão intrinsicamente relacionadas ao modelo de produzir, de ganhos econômicos e de racismo ambiental. Para além disso, existem fortes evidências de práticas de racismo ambiental, as quais recaem nas etnias mais desfavorecidas, classe trabalhadora mais vulneráveis e toda a fauna e flora
[Texto sem Formatação]
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Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
FARIA, Efrain Francisco. Políticas públicas ambientais na cidade de Aperibé-RJ: das atividades de fundição à educação ambiental. 2019. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal Fluminense, Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Santo Antônio de Pádua, 2019.Subject(s)
Políticas públicas ambientasEducação ambiental
Educação contra a barbárie
Racisco ambiental
Fundição
Educação do campo
Environmental public policies
Environmental education
Education against barbarism
Environmental racism
Foundry
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