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Title: Gramática da língua Inglesa no Brasil oitocentista: descrição e análise
Authors: Castro, Giselle Trajano Ignacio
metadata.dc.contributor.advisor: Cavaliere, Ricardo Stavola
metadata.dc.contributor.members: Vereza, Solange Coelho
Hanna, Vera Lucia Harabagi
Pereira, Maria das Graças Dias
Wiedemer, Marcos Luiz
Issue Date: 9-Dec-2019
Abstract: A presente pesquisa visa a conduzir uma análise historiográfica dos manuais de língua inglesa publicados em território nacional nos oitocentos à luz do contexto histórico e sociocultural no qual o ensino de língua inglesa se desenvolveu no Brasil do século XIX. Com o expressivo desenvolvimento do sistema educacional brasileiro a partir, sobretudo, da proclamação do Reino Unido, em 16 de dezembro de 1815, fato que viria a consolidar-se com a Independência, mormente no decurso do Segundo Império, o ensino de línguas estrangeiras obteve notável presença nos currículos escolares, razão por que, não só o inglês, senão o francês e, em menor relevância, o alemão e o italiano passaram a figurar entre as disciplinas da grade escolar. No que se refere ao inglês mais especificamente, é efetivamente no âmbito do ensino escolar que se manifesta a maior necessidade de compêndios de língua inglesa, fato que se explica obviamente pelo crescente número de novos estabelecimentos de ensino não só na Corte do Rio de Janeiro, como também nas províncias mais progressistas. Eis, pois, o motivo pelo qual não são poucos os volumes publicados no Brasil até o fim do século XIX, cada qual fruto de metodologia própria, decorrente da experiência e da visão idiossincrática que o autor expressa no tocante ao ensino de línguas estrangeiras. Pesquisa documental e bibliográfica, desenvolvida juntamente com o apoio de textos teóricos funcionalistas em busca de respostas para questões de cunho teórico e metodológico que permearam a produção de materiais para o ensino de inglês no século XIX, este trabalho pretende oferecer aos pesquisadores da área da Linguística, mormente os que se dedicam ao estudo da língua inglesa, um perfil pormenorizado dos principais compêndios que se publicaram acerca deste tema no Brasil dos Oitocentos
metadata.dc.description.abstractother: The present research aims to conduct a historiographical analysis of English language manuals published in the national territory in the eight hundred years in the light of the historical and sociocultural context in which English language teaching developed in Brazil in the XIX century. With the significant development of the Brazilian educational system from, above all, the proclamation of the United Kingdom on December 16, 1815, a fact that would consolidate with Independence, especially during the Second Empire, the teaching of foreign languages obtained notable presence in school curricula, which is why not only English but French and, to a lesser extent, German and Italian came to rank among the subjects of the school grade. As regards English more specifically, it is effectively within the scope of school education that the greatest need for English language compendia is manifested, a fact that is obviously explained by the growing number of new schools not only in the Court of Rio de Janeiro, as well as in the more progressive provinces. This is why there are not few volumes published in Brazil until the end of the nineteenth century, each the result of its own methodology, resulting from the experience and idiosyncratic vision that the author expresses regarding the teaching of foreign languages. Documentary and bibliographic research, developed together with the support of functionalist theoretical texts in search of answers to questions of theoretical and methodological nature that permeated the production of materials for the teaching of English in the nineteenth century, this work aims to offer researchers in the field of Linguistics , especially those dedicated to the study of the English language, a detailed profile of the main textbooks published on this subject in Brazil in the Eight Hundred
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/12603
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