FORMANDO PROFESSORES, DIFERENTES MODOS EM UMA MESMA SOCIEDADE (1950-1960)
Currículos
Colégio de Pádua
Ginásio Caribé da Rocha
História de professores
Prática pedagógica
Currículo
Practices
Resumes
College of Padua
Gym Caribé da Rocha
History of teachers
Ávila, Izabel Cristina Galiaço | Publicado en:
2017
Resumen
O presente estudo investigou o Curso de Formação de Professores, no município de
Santo Antônio de Pádua, estado do Rio de Janeiro, nas décadas de 1950 e 1960
observando nesta formação as diferentes práticas pedagógicas e currículos do curso
Normal. Foram investigadas duas instituições de ensino neste município. Este
trabalho analisou as diferenças de formação e de práticas entre uma escola diurna
voltada para atender à classe alta e uma noturna que atendia à classe menos
favorecida. Foi utilizada como fonte de pesquisa a triangulação das fontes, tendo
como metodologia a história oral. A técnica pesquisa qualitativa baseada em relatos
de ex-alunos, ex-professores e funcionários dessas instituições. E também foram
utilizadas fotografias dos acervos pessoais, acervos escolares e publicações em
jornais da época pesquisada, que nos auxiliaram a identificar o cotidiano e o social
das Normalistas. O presente trabalho teve um cunho biográfico onde utilizamos
Barthes (1984), Nosella e Buffa (2009), Bustamente (1971)
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
DissertaçãoSujeta/Sujeto(s)
PráticasCurrículos
Colégio de Pádua
Ginásio Caribé da Rocha
História de professores
Prática pedagógica
Currículo
Practices
Resumes
College of Padua
Gym Caribé da Rocha
History of teachers
Término de licencia
CC-BY-SAEl ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: