Metadata
Mostrar registro completo
FORMANDO PROFESSORES, DIFERENTES MODOS EM UMA MESMA SOCIEDADE (1950-1960)
Currículos
Colégio de Pádua
Ginásio Caribé da Rocha
História de professores
Prática pedagógica
Currículo
Practices
Resumes
College of Padua
Gym Caribé da Rocha
History of teachers
Ávila, Izabel Cristina Galiaço | Postado em:
2017
Resumo
O presente estudo investigou o Curso de Formação de Professores, no município de
Santo Antônio de Pádua, estado do Rio de Janeiro, nas décadas de 1950 e 1960
observando nesta formação as diferentes práticas pedagógicas e currículos do curso
Normal. Foram investigadas duas instituições de ensino neste município. Este
trabalho analisou as diferenças de formação e de práticas entre uma escola diurna
voltada para atender à classe alta e uma noturna que atendia à classe menos
favorecida. Foi utilizada como fonte de pesquisa a triangulação das fontes, tendo
como metodologia a história oral. A técnica pesquisa qualitativa baseada em relatos
de ex-alunos, ex-professores e funcionários dessas instituições. E também foram
utilizadas fotografias dos acervos pessoais, acervos escolares e publicações em
jornais da época pesquisada, que nos auxiliaram a identificar o cotidiano e o social
das Normalistas. O presente trabalho teve um cunho biográfico onde utilizamos
Barthes (1984), Nosella e Buffa (2009), Bustamente (1971)
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
DissertaçãoAssunto(s)
PráticasCurrículos
Colégio de Pádua
Ginásio Caribé da Rocha
História de professores
Prática pedagógica
Currículo
Practices
Resumes
College of Padua
Gym Caribé da Rocha
History of teachers
Termo da Licença
CC-BY-SAOs arquivos de licença a seguir estão associados a este item: