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Title: Uma contribuição à crítica da Universidade produtivista
Authors: Viegas, Maria Cristina Leal de Carvalho
metadata.dc.contributor.advisor: Freitas, Luciana Maria Almeida de
metadata.dc.contributor.members: Gurgel, Claudio Roberto Marques
Aguiar, Denise Brasil Alvarenga
Issue Date: 10-Dec-2019
Abstract: Esta tese pretende abordar a ideologia produtivista fruto do neoliberalismo presente hoje no campo da pesquisa acadêmica, materializado nos Programas de Pós-Graduação – os PPGs. O marco teórico é o materialismo histórico-dialético marxista (MARX, 2003, 2005, 2013) e a filosofia da linguagem bakhtiniana (VOLÓSHINOV, 2009, BAKHTIN, 2013). O primeiro, ao fundar os pressupostos de uma crítica à economia política do sistema capitalista, vê a sociedade subsumida pelo capital que a tudo captura; a segunda considera a linguagem como fenômeno constituinte de todas as atividades humanas. A pesquisa, portanto, transita entre a sociologia e a filosofia da linguagem, já que essa permeia todas as esferas da vida social. Partindo do pressuposto de que o discurso está em toda a malha social e é construído historicamente, sendo formado e formador da ideologia, a pesquisa propõe a existência de uma economia discursiva no campo acadêmico brasileiro e pretende verificar, pela análise de documentos oficiais, a construção histórica dessa economia que prega o produtivismo acadêmico e seus efeitos, sendo a CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – articuladora fundamental nesse processo e grande enunciadora desse discurso. Como o nascimento da pós-graduação brasileira é concomitante à fundação da CAPES, suas trajetórias históricas se entrelaçam e caminham a um rumo incerto nos dias atuais. Os principais documentos oficiais analisados (CAPES, 2001, 2011) atestam a construção histórico-discursiva no e para o campo acadêmico, e não sem ideologia (LÊNIN, 2006), já que ela a própria palavra é um ato ideológico (VOLÓSHINOV, 2009) e possui materialidade pela via do enunciado (BAKHTIN, 2013). A pesquisa constata que o discurso produzido no e para o campo acadêmico brasileiro no âmbito das pós-graduação tem um forte componente hierárquico e se capilariza pelo sistema chegando aos corredores da universidade ganhando e produzindo efeitos de sentido vários. Os PPGs reproduzem esse discurso, trabalhando para um consentimento da lógica produtivista do capital aplicado à universidade
metadata.dc.description.abstractother: This thesis aims at approaching the productivist ideology resulting from the neoliberalism present today within the field of academic research, materialized in the Postgraduate Programs - the PPGs. The theoretical framework is based upon the marxist historical and dialectical materialism (MARX, 2003, 2005, 2013), and the bakhtinian philosophy of language (VOLÓSHINOV, 2009; BAKHTIN, 2013). The former, with regard to founding the assumptions of the political economy criticism in the capitalist system, which takes society subsumed under capital; the latter by considering language as a constituent phenomenon of all human activities. Research, therefore, moves between sociology and the philosophy of language, as language permeates all spheres of social life. Assuming that discourse is throughout the social fabric and is historically constructed, being formed and forming ideology, the research proposes the existence of a discursive economy in the Brazilian academic field and intends to verify, through the analysis of official documents, the historical construction of this economy which preaches academic productivism and its effects, being CAPES – Brazilian Federal Agency for Support and Evaluation of Graduate Education – the core organizer in charge of this process and great enunciator of this discourse. As the birth of Brazilian postgraduate education is concurrent with the foundation of CAPES, its historical trajectories intertwine and move toward an uncertain direction these days. The main official documents analyzed (CAPES, 2001, 2011) confirm the historical-discursive construction in and for the academic field, and not without ideology (LENIN, 2006), since the word itself is an ideological act (VOLÓSHINOV, 2009), and it has materiality through the utterance (BAKHTIN, 2013). The research finds that the discourse produced in and for the Brazilian academic field within the scope of postgraduation has a strong hierarchical component and is capillarized by the system, reaching the university, gaining and producing various meaning effects. The PPGs reproduce this discourse, working towards the consent of the productivist logic of capital applied to the university
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/12614
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