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Title: Núcleo de gênero: um importante espaço para a produção de saberes e subjetividades?
Authors: Azevedo, Amanda Bersacula de
metadata.dc.contributor.advisor: Insfran, Fernanda Fochi Nogueira
metadata.dc.contributor.members: Prestes, Zoia Ribeiro
Mattos, Amana Rocha
Issue Date: 2017
Abstract: Este trabalho teve como objeto de pesquisa o desenvolvimento das ações de um Núcleo de Gênero dentro de uma instituição pública de Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal Fluminense – IFFluminense campus Santo Antônio de Pádua/RJ. O objetivo foi analisar se a categoria “mulheres” é produzida e restringida por estruturas de poder como o Núcleo de Gênero, assim como, se tais estruturas institucionais puderam ou não contribuir para essa restrição, normatização ou para subverter o que ora possa ser uma força da lei regulatória e se tornar uma possibilidade de rematerialização e de rearticulação da força hegemônica em curso. Para a discussão referente ao conceito “gênero” utilizou-se a teoria pós-estruturalista por entender que esta é a que mais se adequa às discussões sobre este conceito e também por questionar o sistema binário homem/mulher e considerar as diferenças existentes dessas categorias recusando a naturalização do discurso hegemônico. Traz ainda para o debate a relação da educação profissional e o embate nas perspectivas da formação para os trabalhadores para discutir as ações desenvolvidas pelo Núcleo de Gênero e do Projeto desenvolvido para este campus do IFFluminense levando em consideração as ações de um curso FIC – Formação Inicial Continuada de Instalador de Refrigeração e Climatização Doméstica. Buscou-se estudar a estrutura, porém, não como causa, mas sim como um processo pelo qual as participantes chegaram até o mesmo e como esse processo influenciou na construção de saberes e subjetividades das mesmas. Dialoga com o perfil desejado pela instituição e o perfil encontrado das participantes num tenso debate entre identidade de grupo e identidade individual. Observou-se que o Núcleo de Gênero restringiu o processo de escolha das ações desenvolvidas e também restringiu o perfil desejado mulher/pobre/territorializada/desempoderada. Contudo, houve momentos de troca de saberes e construção de subjetividades, tanto por meio das discussões de grupo que foram propostas na parte humanística do curso, assim como, tanto por meio dos conhecimentos adquiridos pela qualificação profissional. Não teve a pretensão de se buscar uma “verdade” mas dialogar sobre os processos de construção e desenvolvimento das ações do Núcleo de Gênero e como tais processos foram sistematizados pelas participantes na formação de saberes e subjetividades.
metadata.dc.description.abstractother: This work had as research object the development of the actions of a Gender Center within a public institution of Professional and Technological Education, Federal Fluminense Institute - IFFluminense campus Santo Antônio de Pádua / RJ. The objective was to analyze whether the category "women" is produced and restricted by power structures such as the Gender Nucleus, as well as whether or not such institutional structures could contribute to this restriction, normalization or to subvert what may now be a force Of the regulatory law and become a possibility of rematerialization and rearticulation of the current hegemonic force. For the discussion of the concept of "gender" the post-structuralist theory was used because it understood that it is the one that best fits the discussions about this concept and also for questioning the binary man / woman system and to consider the existing differences of these categories by refusing The naturalization of hegemonic discourse. It brings to the debate the relationship of professional education and the clash in the perspectives of training for workers to discuss the actions developed by the Gender Center and the Project developed for this campus of IFFluminense taking into consideration the actions of an FIC Continuing Initial Training Of Refrigeration Installer and Domestic Air Conditioning. It was sought to study the structure, but not as a cause, but as a process by which the participants reached the same and how this process influenced the construction of knowledge and subjectivities of the same. It discusses the desired profile of the institution and the profile of the participants in a tense debate between group identity and individual identity. It was observed that the women category restricted the process of choosing the actions developed through the Gender Core and the profile that was desired woman / poor / territorialized / disempowered. However, there were moments of exchange of knowledge in the group discussions that were proposed in the humanistic part of the course, as well as the construction of subjectivities based on knowledge acquired by professional qualification. It was not intended to seek a "truth" but to discuss the processes of construction and development of the actions of the Gender Center and how these processes were systematized by the participants in the formation of knowledge and subjectivities.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/12627
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