NÍVEIS HORMONAIS TIREOIDIANOS E OS ESCORES DE GRAVIDADE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES ADMITIDOS EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA PEDIÁTRICA
Glândula tireoide
Unidades de terapia intensiva
Criança
Síndrome da doença não tireoidiana
Prognóstico
Glândula tireoide
Criança
Prognóstico
Unidade de terapia intensiva pediátrica
Testes de função tireóidea
Thyroid function tests
Thyroid gland
Intensive care unit
Non-Thyroidal Illness Syndrome
Child
Prognosis
Passos, Leonardo Daumas | Posted on:
2019
Abstract
Alterações na função tireoidiana são comuns em pacientes hospitalizados. O achado de TSH normal, associado a T3t baixo acompanhado ou não de T4t diminuído caracteriza a chamada “síndrome da doença não tireoidiana” (NTIS). Estudos relatando essas alterações e sua associação com prognóstico nas doenças agudas, têm sido publicados em pacientes adultos, sendo raros os estudos na faixa etária pediátrica. Objetivo - Observar a correlação entre função tireoidiana e escores de gravidade PRISM IV (Pediatric Risk of Mortality) e PIM-2 (Pediatric Index of Mortality) registrados na admissão em uma Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP). Métodos – Estudo transversal onde foram avaliados 275 pacientes de 1 a 14 anos, admitidos em uma UTIP com atendimento secundário, predominantemente clínico. Foram calculados na admissão os escores PRISM-IV e PIM-2, e dosados níveis séricos de TSH, T4 livre, T3 e T4 totais. Também foram calculados a média, o desvio padrão e o intervalo de confiança, referentes aos dados demográficos, e utilizado o teste qui-quadrado para verificar associação, e o coeficiente de Pearson para avaliar a correlação entre os níveis hormonais tireoidianos e os escores de gravidade. Resultados - A média de idade da amostra foi de 56,8±49,6 meses, 54,9% do sexo masculino, sendo as afecções respiratórias o principal motivo de internação (82,2%). O índice de mortalidade da UTI foi de 1,39%, e o da amostra estudada, 1,1%. A probabilidade de óbito pelo PRISM IV foi de 1,26 e pelo PIM 2, de 1,49. Quanto aos níveis hormonais, todos os pacientes apresentaram T4 livre dentro do limite normal, o TSH em 65,9 % dos casos, permaneceu dentro dos valores normais de referência, e em 34,1%, abaixo dos níveis normais para idade. O T3 e T4 total estavam normais em 52,4% dos casos. Foi encontrado T3t baixo com T4t normal em 33,5% dos pacientes e T3t e T4t diminuídos em 14,1% dos casos. Verificou-se que um valor menor de PRISM IV (p = 0,0087) e PIM-2 (p < 0,0001) está associado à ausência NTIS e também encontrada correlação negativa entre os níveis de T3 total e PIM- 2 (r – 0,3083 e p<0,001), entre os níveis de T3 total e PRISM IV (r – 0,3179 e p<0,001), e entre os níveis de T4 total e PIM - 2 (r – 0,2223 e p=0,0002). Conclusão: A ausência de NTIS está associada a um menor escore de gravidade, e a um melhor prognostico, sendo que o nível mais baixo de T4 total está associado a um pior escore de PIM-2, e o nível mais baixo de T3 está associado a um pior escore de gravidade de PIM-2 e PRISM-IV e, provavelmente, a pior prognóstico.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoSource
PASSOS, Leonardo Daumas. Níveis hormonais tireoidianos e os escores de gravidade em crianças e adolescentes admitidos em uma unidade de terapia intensiva pediátrica. 2019. 54 f. Dissertação (Mestrado Profissisonal em Saúde Materno-Infantil) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.Subject(s)
Testes de função tireoidianaGlândula tireoide
Unidades de terapia intensiva
Criança
Síndrome da doença não tireoidiana
Prognóstico
Glândula tireoide
Criança
Prognóstico
Unidade de terapia intensiva pediátrica
Testes de função tireóidea
Thyroid function tests
Thyroid gland
Intensive care unit
Non-Thyroidal Illness Syndrome
Child
Prognosis
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: