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A EDUCAÇÃO PERMANENTE COMO UMA CONDIÇÃO PARA A HUMANIZAÇÃO E VALORIZAÇÃO DA VIDA NO CAMPO DA SAÚDE
Educação em serviço
Prática de cuidado em saúde
Encontro
Experiência
Profissionais de saúde
Saúde pública
Sistema Único de Saúde (Brasil)
Educação permanente
São Sebastião do Alto (RJ)
Permanent education in health
Education in service
Health care practice
Meeting
Experience
Ruback, Adriana Chaves de Oliveira | Postado em:
2017
Resumo
O presente estudo pretende compreender como o coletivo de trabalhadores da Secretaria Municipal de Saúde de São Sebastião do Alto/RJ se apropriou do conceito de educação permanente em saúde, transformando-o em uma condição de humanização no campo da
saúde e na valorização da vida, enfim no fortalecimento do Sistema Único de Saúde. Para isso tomo a prática de cuidado no campo do trabalho em Saúde, no Sistema Único de Saúde, e os desafios surgidos no cotidiano, como campo fértil de possibilidades de produção de outras práticas e experiências, a partir do seguinte questionamento: os trabalhadores de saúde, enquanto “educadores”, construíram conceitos para a prática da educação permanente, numa
ação relacional de cuidado, em busca do fortalecimento do protagonismo do usuário? O objetivo desta pesquisa é avaliar também, se a educação permanente de fato melhorou a
qualidade de atenção à saúde dos usuários, interferindo no acolhimento, na relação entre os profissionais e os usuários e entre os pares. Entre outras coisas desejamos entender o cotidiano dos serviços de saúde como um espaço contínuo de ensino/aprendizagem, onde os conhecimentos se entrelaçam em buscas de saídas originais e possíveis para a invenção da
vida. A pesquisa é uma cartografia das práticas de educação permanente no Sistema Único de Saúde de São Sebastião do Alto/RJ. Um dos caminhos da pesquisa é a experiência do colegiado dos Coordenadores de Programas Municipal de Saúde, que funcionou de 2000 a 2013, retomando suas atividades em 2016, para compreender como estes trabalhadores se apropriaram dos conceitos de educação permanente nesta experiência, e quais desdobramentos foram apresentados. Outro caminho da pesquisa é refletir sobre as práticas de cuidado cotidianas dos trabalhadores da saúde, na policlínica municipal de São Sebastião do Alto/RJ, acompanhando e investigando o processo de educação permanente no grupo de gestantes no Pré-Natal
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Tipo de documento
DissertaçãoAssunto(s)
Educação permanente em saúdeEducação em serviço
Prática de cuidado em saúde
Encontro
Experiência
Profissionais de saúde
Saúde pública
Sistema Único de Saúde (Brasil)
Educação permanente
São Sebastião do Alto (RJ)
Permanent education in health
Education in service
Health care practice
Meeting
Experience
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