Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/12641
Title: Economia criativa: análise de editais de projetos teatrais à luz da abordagem multicritério
Authors: Andrade, Amanda Miranda
metadata.dc.contributor.advisor: Mello, Maria Helena Campos Soares de
metadata.dc.contributor.members: Araujo, Elaine Aparecida
Duim, Fernanda Abizethe de Carvalho
Issue Date: 2019
Citation: ANDRADE, Amanda Miranda. Economia criativa: análise de editais de projetos teatrais à luz da abordagem multicritério. 2019. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
Abstract: O presente estudo tem como principal foco analisar e classificar os critérios de avaliação utilizados em editais de seleção de projetos teatrais, observando quais são as classes mais recorrentes. Para tanto, definiram-se os seguintes objetivos específicos: caracterizar um projeto teatral; identificar como são feitos os processos de seleção de projetos teatrais e apresentar o que é técnica de priorização/ranqueamento em comparação com técnica de classificação. Processos seletivos de editais de teatro e de festivais teatrais são bons exemplos de processo de tomada de decisão no contexto da Economia Criativa e possuem todos os elementos necessários para a aplicação de um método de AMD. O presente estudo consiste em pesquisa que visa analisar e classificar os critérios de avaliação utilizados em editais de seleção de projetos teatrais, observando quais são as classes mais recorrentes. Com o levantamento de informações ao longo da pesquisa e da análise das informações, foi possível concluir que, na amostra estudada, a maioria dos editais de seleção de projetos teatrais já utilizam a técnica AMD de pontuação e que abordam cinco grandes categorias de critérios. A partir desses dados, foi analisada a proporção entre as categorias de critérios e sugerido um conjunto básico de dez itens mínimos a serem observados em um processo de seleção de projeto teatral.
metadata.dc.description.abstractother: The present study aimed to analyze and classify the evaluation criteria used in selection notices for theatrical projects, observing which are the most recurring classes. To this purpose, the following specific objectives were defined: characterize a theatrical project; identify how theatrical project selection process are made; and introduce what a prioritization/ranking technique is comparing to classification process. Selective processes of theatrical notices and festivals are good examples of decision making in the context of Creative Economy and have all the elements needed to apply an MCDA method. This study consists of research that aims to analyze and classify the evaluation criteria used in selection notices for theatrical projects, observing which are the most recurring classes. By gathering information throughout the research and information analysis, it was concluded that, in the sample studied, most theatrical project selection notices already use the MCDA scoring technique and address five major categories of criteria. From these data, we analyzed the proportion between the criteria categories and suggested a basic set of ten minimum items to be observed in a theatrical project selection process.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/12641
Appears in Collections:TEP - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ProjFinal-Amanda-vFinal-revisado.pdf742.41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.