O ENSINO DA PRESERVAÇÃO DOCUMENTAL NOS CURSOS DE ARQUIVOLOGIA E BIBLIOTECONOMIA : PERSPECTIVAS PARA FORMAR UM NOVO PROFISSIONAL
Ensino
Profissional de informação
Preservação de documento
Conservação de documento
Document preservation
Education
Information professional
Beck, Ingrid | Posted on:
2006
Abstract
O objeto de investigação do presente estudo é o ensino de Preservação
Documental nos cursos de Arquivologia e Biblioteconomia. Ele procurou
relacionar a disciplina dentro do campo informacional e identificar as
interseções com a Arquivologia, a Biblioteconomia e a Ciência da
Informação, relacionando as mudanças de paradigmas que ocorreram
com o advento da era da informação. Com base em uma nova
concepção de Preservação Documental, envolvendo os diferentes
suportes documentais com foco para o acesso, identifica o profissional
da informação e sua compatibilidade com o planejamento de
preservação. O conteúdo teórico levantado foi complementado com
dados empíricos. O mapa da disciplina no Brasil, elaborado com base
nesses dados possibilitou a definição de questões norteadoras que
serviram de base para os indicadores, objetivando a adequação da
disciplina de Preservação Documental a uma nova agenda de
preservação
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoSource
BECK, Ingrid. O ensino da preservação documental nos cursos de arquivologia e biblioteconomia : perspectivas para formar um novo profissional. 2006. 119 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2006.Subject(s)
Preservação documentalEnsino
Profissional de informação
Preservação de documento
Conservação de documento
Document preservation
Education
Information professional
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: