Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/12642
Title: O ensino da preservação documental nos cursos de Arquivologia e Biblioteconomia : perspectivas para formar um novo profissional
Authors: Beck, Ingrid
metadata.dc.contributor.advisor: Fonseca, Maria Odila Kahl
metadata.dc.contributor.members: Jardim, José Maria
Gonçalves, Yacy Ara Froner
Issue Date: 2006
Abstract: O objeto de investigação do presente estudo é o ensino de Preservação Documental nos cursos de Arquivologia e Biblioteconomia. Ele procurou relacionar a disciplina dentro do campo informacional e identificar as interseções com a Arquivologia, a Biblioteconomia e a Ciência da Informação, relacionando as mudanças de paradigmas que ocorreram com o advento da era da informação. Com base em uma nova concepção de Preservação Documental, envolvendo os diferentes suportes documentais com foco para o acesso, identifica o profissional da informação e sua compatibilidade com o planejamento de preservação. O conteúdo teórico levantado foi complementado com dados empíricos. O mapa da disciplina no Brasil, elaborado com base nesses dados possibilitou a definição de questões norteadoras que serviram de base para os indicadores, objetivando a adequação da disciplina de Preservação Documental a uma nova agenda de preservação.
metadata.dc.description.abstractother: The objective of this study is the Document Preservation education, in Archival Science and Librarianship courses. It tried to bring the discipline inside to the information field and to identify the intersections with Archival Science, Librarianship and Information Science by relating paradigm changes that happened with the information era. Based in a new conception of Document Preservation, involving the different documental supports by access focusing, it identifies the information professional and his compatibility with preservation planning activities. The theoretical background was complemented with empiric data. The map of the discipline in Brazil, which was elaborated with those data, made possible the definition of subjects that point indicators for adapting the discipline to a new preservation agenda.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/12642
Appears in Collections:PPGCI - Teses e Dissertações



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons