ANÁLISE DOS BENCHMARKS DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PARTICIPANTES DO GREENMETRIC WORLD UNIVERSITY RANKING
Ensino superior
Greenmetric World University Ranking
Benchmark
Cardozo, Nathália Hipólito | Posted on:
2018
Abstract
A abordagem do primeiro conceito de desenvolvimento sustentável pelo relatório de Brundtland (1987), até hoje mundialmente conhecido, levou a difusão de importantes discussões acerca da temática ambiental global. Logo, foi percebida a significância das Instituições de Ensino Superior (IES) pela indispensabilidade como formadoras de indivíduos e potencial nas áreas de pesquisa. Inúmeras conferências, cúpulas e eventos voltados para a sustentabilidade na IES ocorreram na era pós-Brundtland, fortalecendo a necessidade do trabalho conjunto entre sociedade, governanças e IES para se alcançar a sustentabilidade em âmbito global. Todavia, as diversas possibilidades de ações e práticas sustentáveis apresentadas nas declarações e cartas de sustentabilidade nas IES, desde a década de 80, fez com que a execução das mesmas se tornasse complicada. O UI GreenMetric World University Ranking (WUR) é uma das ferramentas avaliativas mais recentes, porém com significativa participação de IES privadas e públicas. Projetada para envolver IES de países desenvolvidos e em desenvolvimento, a ferramenta estimula a busca contínua por práticas sustentáveis, a competição saudável entre IES, e até mesmo fomenta investimentos financeiros. Neste sentido, portanto, o presente trabalho objetivou identificar e comparar os benchmarks de quatro IES que estiverem entre as dez mais bem colocadas no WUR e de quatro IES brasileiras também participantes. Através da metodologia benchmarking, com apoio do questionário e os seis indicadores do WUR (Localização e infraestrutura, Energia e mudança climática, Resíduos, Água, Transporte e Educação), foram identificadas divergências e similaridades no foco e importância dados a implementação de ações de desenvolvimento sustentável das IES, bem como as estratégias e práticas adotadas para que essas IES fossem consideradas sustentáveis pelo WUR. De maneira geral, enquanto as IES mais bem colocadas no WUR direcionam seus esforços para mudanças estruturais, investimento de capital, ações com retorno à longo prazo, investimentos em tecnologias alternativas e participação contínua e presencial dos discentes, as IES brasileiras agem nas áreas de manutenção estrutural e troca para equipamentos mais eficientes, campanhas de conscientização ambiental por meio eletrônico e outras ações com retorno à curto prazo. A partir desses resultados, foi criada uma tabela final com os principais benchmarks em comum das quatro IES mais bem colocadas no WUR e das quatro IES brasileiras também participantes, visando que esta possa utilizada como guia/caminho inicial, para que IES possam integrar a sustentabilidade em suas organizações
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Document type
Trabalho de conclusão de cursoPublisher
Universidade Federal Fluminense
Source
CARDOZO, Nathália Hipólito. Análise dos Benchmarks de instituições de ensino superior participantes do Greenmetric World University Ranking. 2018. 84f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Ambiental) - Instituto de Geociências, Universidade Federal Fluminense, 2018.Subject(s)
Desenvolvimento sustentávelEnsino superior
Greenmetric World University Ranking
Benchmark
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