Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
CRESCIMENTO POPULACIONAL, DESASTRES E REALOCAÇÃO DE MORADORES DE ÁREAS DE RISCO: UMA BREVE ANÁLISE HISTÓRICA DE ANGRA DOS REIS
Desastre
Remoção de Favela
Conflito pela Terra
Políticas Públicas
Population Growth
Disaster
Favela Removal
Conflict on Earth
Almeida, Douglas Ramos de | Publicado en:
2019
Resumen
Entre diversos problemas sociais que afligem um município brasileiro, destaca-se a questão habitacional dos moradores em áreas de risco que, em sua maioria, moram em áreas com solos frágeis e impróprios à urbanização. Moradores de áreas que não são disputadas pelo mercado imobiliário, esses grupos sociais historicamente começaram a surgir com moradias carentes de infraestrutura próximas de início a área central e posteriormente nas periferias. Com isso, no presente trabalho foi utilizada metodologia descritiva, com abordagem explicativa através de entrevista com moradores das localidades que sofreram com os desastres de 2002 e 2010 no município de Angra dos Reis. Além das entrevistas também foi utilizado procedimentos como análise documental e revisão bibliográfica. Esse estudo teve como conclusão que as construções, tantos nos morros como nas áreas planas é um reflexo não somente da herança portuguesa de uma dinâmica de espaço sem planejamento como também de uma cultura exclusivista de uma classe dominante que mudou e tomou para si os melhores espaços e a própria vocação do município. O histórico de conflitos violentos pela terra foi potencializado com a vinda de grandes empreendimentos estatais que teve no próprio Estado uma mão forte que defendeu os interesses capitalistas. A política de prevenção, portanto deve vir acompanhada de outras politicas como a de assistência ao morador que sofreu e sofre com as consequências do desastre. É um desafio implantar políticas públicas que quebre todo o paradigma construído durante todos esses anos para que o morador de área de risco possa ter paz em dias de chuvas e respeito pelo seu modo de vida. As relações sociais e de produção precisam ser modificadas visando diminuir a distinção social por classe e propriedade tendo por consequência uma sociedade com um ambiente mais justo.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
Trabalho de conclusão de cursoEditora/Editor
Universidade Federal Fluminense
Fuente
Almeida, Douglas Ramos de. Crescimento Populacional, Desastres e Realocação de Moradores de Áreas de Risco: Uma breve análise histórica de Angra dos Reis. 2019. 89f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Política Públicas)-Instituto de Educação de Angra dos Reis, Universidade Federal Fluminense, 2019.Sujeta/Sujeto(s)
Crescimento PopulacionalDesastre
Remoção de Favela
Conflito pela Terra
Políticas Públicas
Population Growth
Disaster
Favela Removal
Conflict on Earth
Término de licencia
CC-BY-SAEl ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: