EFEITOS DE UM PROGRAMA DE EXERCÍCIO FÍSICO AERÓBICO SOBRE O HORMÔNIO DO APETITE ACIL-GRELINA EM PACIENTES EM HEMODIÁLISE
Hemodiálise
Grelina
Apetite
Atividade física
Insuficiência renal crônica
Exercício
Apetite
Diálise renal
Hemodiálise
Grelina
Chronic kidney disease
Hemodialysis
Ghrelin
Appetite
Physical activity
Reis, Drielly Cristhiny Mendes de Vargas | Posted on:
2019
Abstract
Introdução: O exercício físico regular pode ter diversos benefícios potenciais para os pacientes com doença renal crônica (DRC) em hemodiálise, entretanto, o efeito dos exercícios aeróbicos intradialítico sobre o hormônio do apetite acil-grelina é pouco estudado nesta população. Além disso, não há estudos que avaliaram o efeito do exercício físico sobre o hormônio acil-grelina nestes pacientes. Objetivo: O objetivo do presente estudo foi verificar os efeitos de um programa de exercício aeróbico intradialítico realizado com bicicletas ergométricas nos níveis séricos de acil-grelina nos pacientes em hemodiálise (HD). Métodos: Foram estudados dezenove pacientes em HD (12 homens, 46,0 ± 6,6 anos, 21,0 ± 10,5 meses de diálise, índice de massa corporal (IMC) de 22,0 ± 6,3 Kg/m2). O programa de exercício foi individualizado e realizado em bicicleta ergométrica adaptada, consistindo em aquecimento (5 minutos), treinamento aeróbico na frequência alvo (35 minutos), e desaceleração (redução da carga por 5 minutos), monitorado três vezes por semana durante 12 semanas (36 sessões). As análises dos parâmetros bioquímicos foram realizadas pelo kit Bioclin®. A avaliação antropométrica foi realizada após a sessão de hemodiálise, onde foram aferidos peso, estatura e dobras cutâneas. O hormônio acil-grelina foi analisado pelo método Enzyme Linked Immunosorbent Assay (ELISA) (Human Ghrelin (active) – EMD Millipore Corporation). Todos os parâmetros bioquímicos e antropométricos foram coletados antes e após as 12 semanas. Resultados: Treze pacientes (68,4%) tiveram aumento significativo das concentrações séricas de acil-grelina (de 206,9 ± 23,4 para 224,9 ± 24,7 pg/mL, p=0,004) depois do programa de exercício aeróbico. Os valores de IMC e Kt/v aumentaram significativamente após o exercício, entretanto, não houve mudança na ingestão alimentar. Conclusões: Os dados sugerem que o exercício em bicicleta ergométrica por 3 meses pode melhorar a adequação da diálise, o índice de massa corporal e pode estar envolvido com a modulação dos hormônios do apetite em pacientes em hemodiálise.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoSource
REIS, Drielly Cristhiny Mendes de Vargas Reis. Efeitos de um programa de exercício físico aeróbico sobre o hormônio do apetite acil-grelina em pacientes em hemodiálise. 2019. 58 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.Subject(s)
Doença renal crônicaHemodiálise
Grelina
Apetite
Atividade física
Insuficiência renal crônica
Exercício
Apetite
Diálise renal
Hemodiálise
Grelina
Chronic kidney disease
Hemodialysis
Ghrelin
Appetite
Physical activity
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: